Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, APPACDM, Delegação de Monção – Projeto de equipamento do novo CAO, Centro Atividades Ocupacionais, de Pousa
No ano rotário 2020/21, o Rotary Club de Monção, no âmbito das suas atividades e partindo da longa história de articulação com entidades da comunidade, realizou um projeto de Subsídio Distrital, na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, APPACDM, Delegação de Monção.
A parceria entre o Rotary Club de Monção e a APPACDM, teve início em 2014, integrando a rede de parceiros com os quais a entidade tem realizado protocolos, com o objetivo de minimizar as necessidades desta Instituição Particular de Solidariedade Social.
Atualmente a delegação de Monção possuium Centro de Atividades Ocupacionais, CAO, para 25 pessoas, umLar Residencial que dá apoio 365 dias por ano e um Lar de Apoio que funciona de segunda asexta-feira. Todas estas respostas sociais destinam-se a pessoas com deficiências intelectuaise/ou outras deficiências associadas, promovendo o seu desenvolvimento global, a suaautonomia e a sua inclusão na sociedade. Abrange indivíduos oriundas na suamaioria doconcelho de Monção, mas também de outros concelhos da região do Alto Minho.
O desenvolvimento do trabalho em torno da área da deficiência realizado pela Delegação deMonção, tem procurado constantemente melhorar a qualidade de vida das pessoas comdeficiência intelectual, das suas famílias e de todos os colaboradores que aqui trabalham. Destaforma, procuram-se constantemente formas de acompanhar a evolução dos tempos e por essemotivo sempre que possível a APPCDM realiza candidaturas aos mais variados projetos, que vão desdea aquisição de equipamentos ao desenvolvimento de atividades que potenciem odesenvolvimento integral da pessoa humana.
O projeto de subsídio distrital do Rotary Club de Monção consistiu em equipar a sala do novo CAO, num valor total de cerca de 3600€, financiados pelo Rotary Club de Monção, Distrito 1970 e empresários da comunidade. Um excelente exemplo da importância de envolvermos a comunidade e de estabelecermos redes/parcerias para conseguirmos criar mais impacto. Um outro aspeto a destacar deste projeto é o facto de, como resultado do envolvimento e das diferentes ações comunitárias, a comunidade ter ficado a conhecer melhor a APPCDM e também a ação do Rotary, em particular da The Rotary Foundation.
A APPACDM demonstrou publicamente o seu agradecimento ao Rotary Club de Monção, “Obrigada Rotary Clube de Monção por deixarem a vossa marca pessoal neste projeto e serem exemplo para a comunidademonçanense.”
Mais um Projeto de Subsídios Distrital, realizado no D1970, em que a existência de protocolos com as instituições da comunidade, a par do envolvimento da comunidade permitiu materializar a atividade do Rotary!
LEVANTAMENTO NECESSIDADES
Na preparação do início do novo no rotário os clubes estão a delinear o seu plano de ação para o ano rotário, sendo fundamental o levantamento de NECESSIDADES NA COMUNIDADE.
Porquê?
Para que o projeto seja eficaz é fundamental avaliar os pontos fortes, as necessidades e os recursos da comunidade. Deste modo, os projetos podem causar impacto. O facto de os Clubes estarem envolvidos na comunidade local, não significa que possuam um conhecimento aprofundado das necessidades da comunidade. Esta avaliação é essencial pois permite identificar soluções para os problemas da comunidade, a par do estreitamento das relações com a comunidade.
Como?
As avaliações da comunidade podem ser realizadas em diferentes formatos, nomeadamente reunião comunitária, inventário de recursos, pesquisa, entrevista, grupo focal, mapeamento da comunidade. É fundamental envolver intervenientes que sejam representativos de grupos diversificados.
Para mais informações podem consultar o Manual de Levantamento de Necessidades, que se encontra disponível na página de Rotary International, em https://my.rotary.org/pt/take-action/apply-grants/global-grants. Também podem solicitar informação adicional à Comissão Distrital da The Rotary Foundation, dos distritos 1960 e 1970.