Por: José Alberto Pereira
Porque é prático, versátil e barato, o plástico é utilizado numa grande quantidade de aplicações. A produção de plástico no mundo explodiu de 200 milhões de toneladas em 2.000 para 450 milhões de toneladas em 2020, e prevê-se que chegue a 950 milhões em 2030.
80% do plástico não é reciclado e acaba na natureza, ou seja, no ar, no solo e na água que nos rodeia. O plástico não se decompõe por ação química natural, mas fragmenta-se em pedaços e partículas cada vez menores até atingir o tamanho de nanopartículas quase indetetáveis, que permanecem no ar que respiramos, no solo que cultivamos, na comida que consumimos, e na água dos lagos, rios, mares e oceanos, onde animais marinhos o podem ingerir.
Estima-se que, em 2050, haverá mais plástico nos oceanos do que peixes. Hoje, já ingerimos 5 gramas de plástico por semana, o equivalente a um cartão de crédito!
É hora de agir. Muitas organizações no mundo inteiro estão a mobilizar-se para proteger o nosso planeta e a nossa saúde. O Rotary International identificou a luta contra o plástico como um projeto ambiental global e, em colaboração com outras organizações, lançou o Projeto End Plastic Soup. Este começou em 2018, no Distrito 1580 (Norte dos Países Baixos), com vários Rotary Clubs de Amsterdão a tomarem a iniciativa de acabar com a sopa de plástico no mundo. Desde janeiro de 2020, a End Plastic Soup é uma organização de serviço público, de acordo com a lei holandesa, possuindo um conselho de administração.
Atualmente, mais de 400 Clubes Rotários são já parceiros neste projeto, cujo objetivo é a curto prazo alcançar os 1.000 clubes aderentes. O Rotary Clube do Atlântico, tornou-se embaixador do Projeto End Plastic Soup para a Região Oeste. O objetivo é motivar clubes Rotary e Rotaract, bem como outras organizações e autoridades públicas, a juntarem-se ao Projeto. O que se pretende é informar e sensibilizar a população sobre este problema, educar para reciclar mais e melhor, empreender ações de limpeza, apoiar projetos científicos e intervir no debate social, económico e político. Todos os fundos captados serão aplicados nestas ações, que serão mais na medida em que os fundos o permitam. Para mais informações, contatem o Rotary Clube do Atlântico. Contamos convosco!