Por: Rúben Bento / RTC Tavira
A Conferência Distrital de Rotaract & Interact do Distrito 1960 levou companheiros rotários, rotaractistas e interactistas até às Caldas da Rainha, nos dias 19, 20 e 21 de abril, para aquele que veio a ser um fim-de-semana de companheirismo, reflexão e, acima de tudo, união.
Tudo começou com a receção dos participantes da Conferência com direito a um jantar volante na sede do Rotary Club Caldas da Rainha. Depois, de barriga cheia, fizeram-se laços de amizade pelas esplanadas e espaços noturnos da cidade, onde reinou a conversa e o bom humor.
O segundo dia começou bem cedo para todos os conferencistas. A Sessão de Trabalhos da Conferência Distrital contou, para além das diversas intervenções, com uma dinâmica criativa: reunidos por equipas, os participantes tiveram meia hora para, num brainstorming, encontrar soluções aos problemas que enfrentam nos seus projetos de clube e apresentá-los num pitch de cinco minutos. Esta foi uma forma de os companheiros olharem para os seus projetos e descobrirem como fazer face às adversidades que costumam surgir. Finda a atividade da manhã, seguiu-se o almoço.
A tarde teve direito a atividades na Mata Encantada das Caldas da Rainha. Os companheiros realizaram, em equipa, um conjunto de pequenos jogos, ou com a maior eficácia ou no menor tempo possível. Colocar a bola de ping pong no copo, acertar a ordem correta de frutas ou apanhar o maior número de estrelas para uma vasilha foram alguns dos jogos que permitiram reforçar a confiança e a amizade entre companheiros rotários, rotaractistas e interactistas. Antes da preparação para o tradicional jantar de gala houve ainda tempo para um mergulho na piscina do hotel, entre jogos de sorte ou azar, e ainda de alguns companheiros passearem e se refrescarem pelas esplanadas da cidade.
O jantar de gala da Conferência Distrital teve lugar no CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, com a presença, em massa, de companheiros rotários dos dois Distritos. A noite ficou marcada pelos discursos, pelos agradecimentos e pela reflexão. As principais intervenções ficaram a cargo da presidente do Rotaract Club Caldas da Rainha, Filipa Braz, que agradeceu a presença de todos os companheiros no evento, das Representantes Eleitas para Rotaract e Interact D.1960, Catarina Lourenço e Leonor Esperto, que perspetivaram o próximo ano rotário, do Governador D.1960, companheiro David Valente, e das Representantes de Rotaract e Interact D.1960, Inês Benquerença e Bruna Guerreiro. Agradeceu-se ao Rotaract Club Caldas da Rainha pela perseverança na organização deste evento, glorificou-se as três companheiras (Filipa Braz, Carolina Pequeno e Mariana Canas) pela excelente Conferência, apelou-se ao espírito rotaractista e interactista dos companheiros face às adversidades que a organização está a passar no nosso distrito e houve ainda tempo para a distinção do “Jovem Líder”, pelo clube das Caldas.
O terceiro e último dia amanheceu tarde, tendo contado com um passeio pela cidade das Caldas da Rainha. Divididos em grupos, o Parque D. Carlos I, que abraça o antigo hospital termal, ou a tradicional Loiça das Caldas foram alguns “pontos turísticos” visitados pelos conferencistas. Almoçados na sede do Rotary Club Caldas da Rainha, foi tempo de rotários, rotaractista e interactistas regressarem a casa, realizados com este que foi um fim-de-semana especial de companheirismo.