António Simões Pinto | Governador Eleito – 2024/25 (Distrito 1970)
Vivemos, eu e a São, em Orlando, entre 7 e 11 de janeiro, a melhor experiência dos nossos já mais de 25 anos de vida em Rotary.
Tratando-se de uma Assembleia de formação, de facto muito útil e enriquecedora a esse nível, foi, todavia, o estabelecimento de relações com Companheiros de todo o mundo o aspeto mais marcante deste inolvidável evento.
Beneficiando de magníficas instalações e de uma organização primorosa, não valia a pena procurar falhas ou erros. Rotary mostrou, ali, tudo o que se espera da nossa organização: rigor e exigência em perfeita harmonia com o companheirismo, a boa disposição e o dever de servir, que sempre devem assistir a tudo o que fazemos.
Falar diferentes idiomas, mas usar da mesma linguagem, partilhar ideias e projetos com diferentes particularidades, mas com iguais objetivos, vibrar em uníssono com o anúncio, pela Presidente Stephanie Urchick, do tema para 2024-2025, a todos nos fez sentir, com emoção, orgulhosos da insígnia que usamos.
As sessões plenárias diárias e os temas abordados nos grupos de trabalho permitiram-nos perceber as diferenças, mas, sobretudo,a identidade dos valores pelos quais nos regemos, estejamos nós em que ponto do planeta estivermos.
Nos corredores, nas mesas das refeições, na mostra cultural e nos demais eventos, onde dialogávamos e partilhávamos contactos e lembranças com governadores e seus parceiros de diversas nacionalidades e latitudes,sentíamos, verdadeiramente, a internacionalidade, a universalidade de Rotary.
No dia do regresso, em que as saudades já apoquentavam, a sensação mais forte era a do entusiasmo, que ali germinou e vem crescendo a cada dia que passa, pela aproximação do início do novo ano rotário no qual, com responsabilidade, compromisso e apoio de todos os Companheiros do nosso Distrito, não pouparemos esforços para fazer a Magia do Rotary a que o novo tema nos convida e inspira.