Por: Rodrigo Moura | RTC Vila Nova de Gaia
Quando o leitor dedicar uns minutos a ler este texto, os participantes do ElevateLeadership já terão participado, seguramente, em três sessões deste programa de liderança. Já terão falado sobre Missão, Visão e Valores, sobre Liderança Rotária, sobre Autoconhecimento e ainda sobre Relacionamento Interpessoal.
O ElevateLeadership é um programa integrado na Academia Paul Harris, uma das grandes iniciativas do Rotary e do Rotaract do Distrito 1970. A dimensão desta Academia, que os mais atentos diriam que cresce a olhos vistos, comprova-se pelas parcerias de peso e das quais se orgulha: a Fundação Associação Empresarial de Portugal, a Fundação Manuel António da Mota, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a Plataforma de Apoio aos Refugiados. Também o mais alto magistrado da nação, o Presidente da República, patrocina este grande projeto.
O objetivo deste programa é formar os líderes do amanhã, e dar-lhes as ferramentas necessárias para que possam ser os exemplos que gostamos de ver na nossa sociedade. Surge, assim, a necessidade de que o arranque do ElevateLeadership coloque os participantes a refletirem sobre os seus próprios valores, sobre as suas missões e propósitos; que procurem conhecer quem são antes de partirem para a descoberta do próximo; que tenham a capacidade para fazer uma gestão saudável e eficaz das suas relações interpessoais, quer na sua vida pessoal, quer nos contextos em que as suas capacidades vão ser colocadas à prova.
É importante relembrar que o ElevateLeadership não acarreta qualquer tipo de custo para os respetivos participantes. A filosofia por detrás deste programa é permitir a qualquer pessoa, independentemente da sua situação profissional e socioeconómica, o acesso a aprendizagens que em Rotary consideramos fundamentais. A filosofia por detrás do ElevateLeadership é dar uma oportunidade, por vezes uma estreia nestas temáticas, a todos aqueles que têm a aspiração e que têm a força de vontade para fazer algo para procurar um mundo melhor.
A próxima fase colocará os nossos participantes a pensar sobre liderança, sobre Networking, PersonalBranding, e ainda Negociação e Gestão de Conflitos. Sobre isto podemos apenas dizer que as expectativas são altas e que a equipa trabalhou com afinco para criar oportunidades para gerar valor.
O mundo e o Rotary colherão, com toda a certeza, os frutos das aprendizagens que transmitimos e que vamos continuar a transmitir nestas sessões ao sábado de manhã.