Todos os anos, o Rotary concede até 130 bolsas de estudo totalmente financiadas para líderes de todo o mundo estudarem num de seus Centros Rotary pela Paz. Veja a seguir como recrutar candidatos e apoiá-los durante o processo de inscrição.
- Recrutamento de candidatos
Em andamento
Os candidatos devem ser líderes altamente motivados em prol da paz e do desenvolvimento, com potencial para causar maior impacto em seu trabalho por meio de conhecimento, formação e habilidades avançados proporcionados pelas Bolsas Rotary pela Paz. Entre os candidatos estão jornalistas, assistentes sociais, terapeutas, artistas, ambientalistas e advogados que promovem a justiça social e os direitos humanos. O programa aceita tanto profissionais em início de carreira quanto pessoas experientes, que podem se beneficiar da ampla rede de contatos de promotores da paz, especialistas acadêmicos e rotários.
Os rotários e rotaractistas devem procurar candidatos nos seus locais de trabalho, redes sociais e profissionais, universidades, governos locais e organizações comunitárias e não-governamentais.
Use o formulário de indicação disponível em on.rotary.org/peacereferral para enviar mais informações a potenciaiscandidatos.
- Candidaturas
1 de fevereiro-15 de maio
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição on-line. Os candidatos são incentivados a usar a ferramenta Club Finder em my.rotary.org/club-search para localizar o Rotary ou Rotaract Club mais próximo, ou um clube on-line para conhecer o trabalho do Rotary. Os rotários podem apoiar os candidatos convidando-os a participar de atividades rotárias, ajudando-os a preparar uma inscrição competitiva, dando feedback sobre currículos e redações e oferecendo-se para apresentar uma recomendação de clube ou distrito.
- Revisão do pessoal
15 de maio-junho
Os membros da equipa avaliam as candidaturas para verificar se são elegíveis e se estão completas. Os candidatos devem dominar o inglês, possuir um diploma de bacharelato e ter um intervalo de, pelo menos, três anos entre a conclusão do seu curso académico mais recente e a data prevista para o início da bolsa (os estudantes inscritos num programa universitário não são elegíveis).
Os candidatos a um mestrado devem ter, pelo menos, três anos de experiência relevante a tempo inteiro em trabalho no domínio da paz ou do desenvolvimento. Os candidatos a certificado devem ter pelo menos cinco anos de experiência e ser da região a que se candidatam, ter trabalhado na região, ter trabalhado em outro lugar com comunidades ou iniciativas relacionadas à região, ou demonstrar interesse em abordagens de consolidação da paz na região.
Sócios ativos do Rotary e funcionários de Rotary Clubs, do Rotary International ou de outras entidades rotárias, bem como familiares imediatos de sócios e funcionários, não são elegíveis.
Rotaractistas podem candidatar-se desde que não tenham dupla afiliação a um Rotary Club.
- Pontuação dos candidatos qualificados
julho a setembro
Os avaliadores do Rotary e os parceiros universitários analisam as inscrições com base em critérios como compromisso com a paz e o desenvolvimento, potencial de liderança, compatibilidade com os objetivos da bolsa e adequação ao Rotary; histórico académico e compatibilidade com o programa universitário preferido do candidato; e, no caso de candidatos a certificados, a viabilidade e o impacto da iniciativa de mudança social proposta. Os funcionários da universidade entrevistam os melhores candidatos.
- Seleção dos finalistas
setembro-outubro
Membros da Comissão dos Centros Rotary pela Paz e parceiros universitários selecionam os finalistas, que são aprovados pelos curadores da Fundação Rotária. Todos os anos, são concedidas até 130 bolsas de estudo totalmente financiadas, geralmente para 50 estudantes de mestrado e 80 de certificado.
- Notificação dos candidatos
novembro
As bolsas cobrem as mensalidades e taxas, alojamento e alimentação, transporte de ida e volta e despesas de estágio e estudo de campo. Os candidatos a bolsas de estudo para programas de mestrado devem solicitar separadamente a admissão na universidade onde está localizado o centro de paz.
- Compromisso dos bolseiros
Em andamento
Rotary e Rotaract Clubs podem trabalhar com os bolseiros em projetos de construção da paz, apoiar as suas iniciativas com subsídios distritais, convidá-los para dar palestras em reuniões de clube e incluí-los em atividades.
CENTROS ROTÁRIOS PELA PAZ NO MUNDO
PROGRAMA DE MESTRADO – PARCEIROS UNIVERSITÁRIOS
Curso de 15 a 24 meses com uma experiência de campo de dois a três meses; ideal para candidatos em início de carreira
Duke University e University of North Carolina at Chapel Hill
Os bolseiros obtêm um diploma de mestrado na Duke ou na UniversityofNorth Carolina; além disso, os bolseiros de ambas as universidades podem obter um certificado de pós-graduação em paz internacional e resolução de conflitos na UNC, a poucas horas de carro da Duke.
International Christian University, Tóquio
Os bolseiros obtêm um mestrado em estudos da paz na Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências da ICU, conhecida por seu programa interdisciplinar e abordagem de artes liberais.
Universityof Bradford, Bradford, Inglaterra
O Departamento de Estudos da Paz e Desenvolvimento Internacional de Bradford é o maior centro académico do seu género no mundo.
Universityof Queensland, Brisbane, Austrália
Os bolseiros obtêm um mestrado em estudos sobre paz e conflitos no Centro de Pós-Graduação em Governação e Assuntos Internacionais.
Universidade de Uppsala, Uppsala, Suécia
O Departamento de Investigação sobre Paz e Conflitos é conhecido pela sua recolha de dados relacionados com conflitos armados e violência organizada.
PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO PARCEIROS UNIVERSITÁRIOS
Programa de aprendizagem combinada de um ano que inclui uma iniciativa de mudança social de nove meses; ideal para profissionais a meio da carreira
Universidade Makerere, Kampala, Uganda
O programa integra teoria, investigação e prática com enfoque em questões relevantes para África. Os bolseiros obtêm um diploma de pós-graduação em construção da paz e transformação de conflitos.
Universidade de Bahçeşehir, Istambul
Com início em 2025, o programa multidisciplinar oferece um diploma de pós-graduação em estudos de paz e desenvolvimento para bolseiros que se concentram na construção da paz no Médio Oriente ou no Norte de África.