RITA FREITAS
Rotary Regional AssistantCoordinator Portugal &Spain – 2021/24
O presidente do Rotary International, Gordon McInally, quer que o Rotary opere em todos os lugares de forma relevante para aqueles que desejam fazer o bem.
Assim, a sua presidência concentra-se em três iniciativas para Criar Esperança no Mundo: prioridade da saúde mental, consolidação da paz por meio de intercâmbios virtuais e empoderamento de meninas.
Concentremo-nos neste último item: o empoderamento de meninas (termo em língua portuguesa) ou o usual EmpoweringGirls (em língua inglesa).
Tal ocorre na sequência da iniciativa de sucesso lançada pelo presidente do RI de 2021-22, ShekharMehta, e mantida pela presidente de 2022-23, Jennifer Jones, que se concentra em dar mais voz às meninas e mulheres de todo o mundo, para que liberem e alcancem o seu pleno potencial.
Para isso, os Rotários precisam continuar a atuar em prol da saúde, bem-estar, educação, segurança económica e autonomia das meninas. É que estas meninas empoderadas, tornar-se-ão mulheres que podem mudar o mundo.
Os Rotários podem, para o bem, alterar a vida de muitos e fazer a diferença.
Muitos pensam que tal é uma iniciativa que não se aplica a países desenvolvidos e em Portugal tal não é uma necessidade.
Não têm razão!
E não a têm, pois tal corresponde a uma ideia redutora do programa, esquecendo ou não tendo em consideração a aplicação (ente outros) de um dos vetores do plano de ação de Rotary: a adaptação.
Cada ação tem de ter em consideração a realidade local e necessidades efetivas da comunidade.
Por outro lado, é um programa de Rotary agregador, o que determinou, no ano rotáriotransato, a realização de um projeto comum ibérico, com o apoio dos cinco governadores dos três distritos de Espanha e os dois de Portugal (José Alberto Oliveira e Vitor Cordeiro) no Equador, pois o Rotary é universal.
O projeto denominou-se por “Somos Vida” e assentou na “Capacitação de mulheres e raparigas na melhoria do ambiente”, através da implementação de hortas orgânicas e plantas aromáticas em escolas e casas de famílias de zonas rurais e respetiva comercialização na cidade de Manta, província de Manabí, Equador. Assim, com o apoio de Rotary, os alunos e mães da unidade de ensino beneficiaram do “Programa de Capacitação”, desenvolvido com o intuito de atingir os objetivos da Iniciativa Presidencial para o Empoderamento das Meninas, através de formação nas salas de aula para tanto disponibilizadas. O programa incluiu diferentes áreas e projetos, como o Desenvolvimento Pessoal (para o autoconhecimento e melhoria da autoestima), a Motivação (para que sejam capazes de se manterem no seu desenvolvimento), o Aconselhamento em sexualidade (para aprenderem sobre a sua evolução e cuidados), a Medicina do Adolescente(para conhecerem a sua saúde e efetuarem as consultas necessárias) e a Nutrição (para aprenderem a melhor forma de se alimentar).
Juntos somos mais fortes e desenvolvemos a comunidade onde nos inserimos e foi o que, em projeto conjunto – que envolveu o esforço financeiros dos 5 distritos rotários (1960, 1970, 2201, 2202 e 2203) – foi iniciado.
O trabalho de todos os distritos neste programa tem sido evidenciado nas concorridas e participadas reuniões conjuntas interdistritais, em zoom, com exemplos práticos dos projetos no terreno que se têm feito e do que se pode fazer nesta área (tal como a violência doméstica, maus-tratos, capacitação, bolsas de estudo, saúde, higiene pessoal, desenvolvimento económico-comunitário, etc).
Estas iniciativas conjuntas irão continuar este ano rotário.
Por outro lado, os projetos foram de número elevado,o que até determinou o lançamento, com sucesso, em 2022/2023, de um desafio aos clubes dos distritos portugueses de apresentarem candidaturas de projetos a um concurso no âmbito do Empoderamento, cujo vencedor auferiria um Certificado Paul Harris, a atribuir em cada Conferência Distrital (um por distrito). E foi o que ocorreu em Cascais e em Braga com os clubes vencedores por distrito: Os Rotary Clubes de Olhão e Tavira (em projeto conjunto), no Distrito 1960, e o Rotary Clube Coimbra Olivais, no Distrito 1970.
Os clubes Rotários e distritos podem criar e implementar atividades que melhorem a qualidade de vida das meninas e aumentem as suas oportunidades de desfrutarem de uma vida segura, saudável e produtiva.
Por outro lado, os clubes e distritos, também podem modificar projetos existentes para incluir componentes que se concentram no Empoderamento das Meninas.
Há muito ainda a fazer e em termos concretos e práticos.
Assim sendo, continuemos o trabalho, pois não deixaremos nenhuma menina para trás.
Saudações Rotárias.