Distrito 1960
Começar o AR 2023/2024 em grande, só no Distrito 1960
Por: Rúben Bento (Rotaract Club de Tavira)
A roda rotária girou uma vez mais. Com este movimento fechou-se um grande ano rotário para os clubes jovens do nosso distrito, mas outro já começou a ferro e fogo. Entre transmissões de tarefas, eis que os clubes jovens estão já a preparar o ano rotário 2023/2024.
Num novo ano rotário, mas com a mesma missão, o Rotaract Club de Caldas da Rainha continua empenhado em recolher donativos para o seu projeto Street Kids.O projeto tem por objetivo reintegrar 11 crianças que viviam no bairro de Grongon na cidade de Nairobi no sistema educativo e proporcionar-lhes duas refeições por dia. Se quiser ajudar, visite as redes sociais do clube ou o site do projeto, em www.e-rotaract.com/street-kids.
O Rotaract Club de Almada, o Interact Club de Almada e as Representadorias dos dois Distritos continuam a preparar tudo para que Almada receba o Congresso Nacional. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, todos os caminhos vão dar à margem Sul do Tejo. As primeiras inscrições já esgotaram, mas brevemente serão disponibilizados mais pacotes para que todos os rotários, rotaractistas e interactistas se inscrevam para um fim de semana cheio de companheirismo, partilha, união e diversão.
No Sul do país, o Rotaract Club de Tavira e o Interact Club de Tavira arregaçaram mangas e puseram mãos ao trabalho na angariação de fundos para ajudar o pequeno Enzo, um jovem rapaz autista, nos tratamentos de estabilização que necessita. Assim sendo, toda a ajuda é bem-vinda e, se quiser ajudar, saiba mais sobre este projeto nas redes sociais dos clubes jovens algarvios.
Já o Rotaract Club de Torres Vedras começou o seu ano rotário com uma divulgação do clube e de algumas atividades já planeadas, no expositor do Rotary Club de Torres Vedras, na Feira de São Pedro. Quanto ao Rotaract Club de Castelo Branco volta a organizar o seu RotaractSummer Camp, de 25 a 27 de Agosto, no Parque de Campismo Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova. As inscrições já estão abertas. Sabe de mais nas redes sociais do clube albicastrense.
Neste mês de Agosto, o Rotaract Club de Lisboa inicia o seu ano rotário com mais uma “Rotaract&Talk”, desta vez subordinada ao tema “Os riscos do sedentarismo”. Será no dia 19 de Agosto, seguindo-se um piquenique e uma atividade de calistenia com AlexisGiutini, companheiro do Rotaract Club de Caldas da Rainha, no Parque das Nações. O clube convida todos a participarem nesta atividade, podendo recorrer às redes sociais do clube para obterem mais informações.
O ano rotário 2023/2024 acabou de começar, mas este início em grande e cheio de atividades, só podia ser no Distrito 1960.
Distrito 1970
O primeiro dia do Ano Rotário 2023/2024
Por: Rodrigo Moura (Rotaract Club de Vila Nova de Gaia)
Os meses de junho e de julho estão naturalmente pejados de “afazeres rotários”. Os Conselhos Diretores cessantes e entrantes procuram, nesta altura, assegurar uma transição pacífica, uma transmissão de mandatos que permita que a roda continue a girar sem qualquer entrave. A mudança de ano rotário é uma altura de grande importância para todos nós, algo bem visível pela pluralidade de eventos que o assinalam. Independentemente da localidade, independentemente do clube, estamos juntos para o celebrar.
A primeira paragem é, também paras as Novas Gerações, Vila Nova de Gaia.Para além da Transmissão de Mandatos do Distrito 1970 no inconfundível Hilton Porto-Gaia, tiveram ainda lugar as Assembleias Distritais do Rotaract e do Interact. Estes foram os primeiros eventos que a ser, com efeito, presididos pelos atuais Representantes Distritais de Rotaract e de Interact. A Assembleia Distrital é a ocasião na qual o Representante entrante (ou já devidamente empossado) dá a conhecer oficialmente a sua Equipa Distrital, os objetivos para o “seu” ano rotário e ainda outras informações que mereçam particular atenção. Os companheiros Pedro Summavielle (Rotaract Club Universidade do Porto) e Sérgio de Carvalho (Interact Club ESAS de Vila Nova de Gaia) lideram agora as Novas Gerações do Distrito 1970, com votos dos maiores sucessos e felicidades.
Mais a norte, em Fafe, os nossos companheiros rotaractistas empenharam-se em comemorar esta ocasião com um sunset solidário, cujo valor simbólico de três euros associado à entrada reverteu para a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF). Contando com boa música, boa companhia e um ambiente de Verão, os nossos companheiros fafenses estrearam-se no mundo rotário, não fosse esta a sua primeira atividade, de uma forma absolutamente memorável.
Em Valongo, deu-se o pontapé da saída para o novo ano rotário com o “EmSuma”, que teve como objetivo dar a conhecer o Rotaract Club Valongo à comunidade. Este evento beneficiou da intervenção de rotários e rotaractistas destacados no meio valonguense, de um momento musical e ainda da intervenção de um representante da Câmara Municipal. Tratou-se, assim, de uma forma igualmente interessante de dar o pontapé de saída para o ano rotário de 2023/2024.
A mudança de ano rotário diz muito a cada rotário, rotaractista e interactista. É altura de celebração, de reconhecimento pelo ano que termina e de apoio àqueles que iniciam novas funções. A todos os que fazem parte deste mundo, ficam os votos sinceros de um ano rotário pleno de sucessos, de felicidades, de partilha e de esperança!