“A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio”. Destaco a frase, da autoria de Carlos Drummond de Andrade, para realçar esta que é uma característica tão rotária, tão nossa, e que se evidencia sobretudo no início de cada ano rotário:A confiança.
As equipas mudam. Cada presidente de cada clube, por todo o mundo, escolhe, de entre os companheiros, aqueles que acredita que vão dar o seu melhor contributo para ajudar a alcançar as metas propostas. O mesmo se passa no Rotaract e Interact, nos vários distritos mundiais e até no topo da organização a nível internacional. Muitas vezes, esta escolha acontece como um verdadeiro passo no escuro. Um ato de fé. E tem subjacente a confiança.
Nem poderia ser de outra forma.
Rotary tem esta incrível característica: colocarmo-nos nas mãos do outro (companheiro) e, ao mesmo tempo, corresponder às expetativas que tem de nós, mesmo que, por vezes, tenhamos acabado de nos conhecer.
Cada novo elemento que integra os nossos clubes confia no conjunto de companheiros que os compõem, os quais vai conhecendo com o passar do tempo. Os que estão nos clubes, depositam confiança na escolha dos novos elementos e alimentam a esperança de que a sua entrada permita ao clube crescer.
Para WarrenBennis, académico, um dos pioneiros no estudo da liderança nas empresas, “a confiança é o lubrificante das organizações”.
O mesmo acontece em Rotary.
Para que tenhamos sucesso na nossa missão, é fundamental que confiemos em quem nos rodeia.
A nossa organização é composta por profissionais de variadas áreas, de forma que cada um possa dar o seu contributo, em função da sua especialização, para alcançar o melhor resultado.
Mas para isso é essencial que tenhamos confiança no valor de quem nos rodeia ou, em muitos casos, de quem nos fizemos rodear. Um corpo diretor não é – nem pode ser – apenas um conjunto de nomes. Tem de ser uma equipa coesa. Essa ligação é feita pela confiança.
Confiar vai permitir-nos estar recetivos a novas ideias, diferentes formas de pensar e fazer e, com isso, os nossos clubes ganharão força e união.