Inês Benquerença | Representante Distrital do Rotaract
O meu nome é Inês Benquerença e serei representante de Rotaract do Distrito de 1960 no Ano Rotário 2023/24.
Iniciei o meu percurso em Rotary em 2014 quando estive presente na minha primeira reunião do Interact Clube de Castelo Branco, clube que fez parte da minha formação enquanto Rotária e enquanto pessoa.
Assumi a candidatura a Representante Distrital sabendo que esta função, para além de ser uma função de grande responsabilidade, implica que parte do meu tempo durante o próximo ano seja dedicado aos clubes Rotaract do nosso distrito.
A responsabilidade e dedicação de que falo vão ser exclusivamente oferecidas aos projetos dos clubes, durante o próximo ano. Isto porque na minha ótica, a Representadoria existe como órgão de apoio aos clubes e ajuda à concretização dos seus projetos. Por isso, o trabalho da Equipa Distrital, para além do que lhe é imputado como função obrigatória, será única e exclusivamente de potenciação dos projetos dos clubes e de formação dos seus membros. Estamos aqui para o que os clubes entenderem ser necessário para atingirem os seus objetivos.
A título pessoal, enquanto membro de Rotary há quase 10 anos, e correndo o risco de ter uma visão paternalista sobre aquilo que deve ser a atividade do Rotary no nosso distrito, entendo que os clubes devem efetivamente subir a fasquia dos projetos e atividades que realizam. Penso que alguns membros não têm ideia da imagem que carregam quando dizem que fazem parte de um clube de Rotaract. Estar em Rotary e fazer parte de Rotary é ter a capacidade, através dos meios que são disponibilizados pela organização, de efetivamente fazer a diferença, criar projetos sustentáveis e de impacto, que mudam vidas. Essa é a esperança que gostava de criar no coração de todos os membros dos clubes do nosso distrito. Esperança e convicção de que fazem parte de uma organização mundial, capacitada para mudar a vida das pessoas e que nós, enquanto membros e representantes dessa organização nas nossas comunidades, temos a obrigação de apresentar a imagem de Rotary dessa forma.
Bruna Guerreiro | Representante Distrital do Interact
Sou a Bruna Guerreiro, cresci na cidade de Tavira. Atualmente, sou estudante na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Ciência Política e Relações Internacionais. Desde pequena tenho a preocupação de querer ajudar as pessoas que estão à minha volta, porque tenho noção que na vida não estamos sozinhos.
Em 2019, surgiu a grande oportunidade de ser interactista, ao ter sido convidada para ser membro do Interact Club de Tavira, onde as pequenas ideias se transformam em projetos que criam esperança no mundo. Para desenvolver as minhas habilidades foi necessário sair da minha zona de conforto. Ao longo do meu percurso no Interact, assumi diversos cargos, no meu clube como Presidente, Vice-Presidente e Diretora de Protocolo, na Representadoria Distrital de Interact como Secretária e Diretora dos Serviços à Comunidade, na Equipa Distrital do Governador, como membro da Comissão do Ambiente da Comissão dos Serviços à Comunidade, no âmbito do projeto Internacional “Empoderamento das Meninas” e atualmente como Representante Distrital para o Interact.
Por cada experiência vivida, pelas histórias inspiradoras e o exemplo do meu clube fazem-me querer continuar aqui. Trabalhar para criar esperança nos outros e no mundo não é propriamente fácil, mas trabalhar com aqueles que passaram a fazer parte da minha família torna tudo mais simples. Ser Interactistas é desafiador, mas pretendo relembrar-vos da capacidade de mudar vidas apoiando as iniciativas de todos os clubes para alcançarmos um impacto ainda maior e ajudar mais pessoas, transformando o mundo.
Juntos, podemos ter grandes conquistas e criar um mundo mais esperançoso. Estou comprometida em fazer a diferença e contribuir para o crescimento e sucesso do Interact.