Por: António Sérgio Pouzada
Comissão Distrital The Rotary Foundation
A nossa Rotary Foundation – TRF – é uma fundação sem fins lucrativos apoiada apenas pelas contribuições voluntárias dos Rotários e seus amigos que, há mais de um século, partilham a visão de um mundo melhor.
Em 1917 a TRF recebeu dos seus membros a primeira contribuição de $26.50. Em 2022, recolheu cerca de 434 milhões de dólares (MUSD) em contribuiçõesvoluntárias dos Rotários, dos quais 100 MUSD de equiparação da Fundação Bill e Melinda Gates. Assim, no ano passado, cada rotário no mundo contribuiu – em média – com cerca de 280 USD para a TRF em 2022. No nosso distrito, ficámos pelos 68 USD por Companheiro.
Podemos perguntar-nos: como se devem os Clubes mobilizar para que todos possamoscontribuir para a TRF?
Para começar, é preciso um mínimo de organização quepassa pela indigitação de um delegado para a TRF.Esse Companheiro/Companheira normalmente permanece na missão durante três anos, tem presença no Conselho Director do Club e acesso aos instrumentos de gestão em My Rotary.Em cada ano rotário, deverá articular, com o Conselho Director, os objectivos do Club, por exemplo: montante a angariar, acções do Club para a angariação de fundos, articulação de acções com clubes do distrito ou fora do País, identificação de necessidades que poderiam se apoiadas pela TRF, quer local quer internacionalmente.
Com a lista de objetivos definida, caberá ao delegado ir elucidando os Companheiros sobre a TRF e os objetivos para o ano rotário. Ele deve explicar nas reuniões do Club as várias formas de se contribuir para a TRF, como a TRF reconhece essas contribuições, como as aplica em todo o Mundo e, também,decidir com o Tesoureiro do Club a forma como transferir os donativos para a TRF.
As contribuições são aplicadas em fundos específicos, como o Fundo Anual de Programas, o Fundo Pólio Plus ou o Fundo de Assistência em Caso de Desastres. Algumas destes qualificam para, após cada contribuição de 1000 USD, a atribuição do título de reconhecimento como Companheiro Paul Harris.
Em suma, aparticipação activados Clubes na TRF,que apoia a Acão de Rotary International, implica a mobilização solidária dos seus associados, a divulgação de informação pertinente e atempada sobre a TRF e sobre a evolução da concretização dos objetivos definidos para esse ano rotário e, não menos importante, a participação ativa nos seminários de formaçãosobre a Rotary Foundation.