Por: Elói Figueiredo | Presidente da Universidade Sénior Parque das Nações
A Universidade Sénior (US) Parque das Nações é desde 2014 um projeto socialdo Rotary Club Lisboa Parque das Nações. É um projeto de pessoas para pessoas.
Para a atual direção, em setembro de 2020 a estratégia era de três anos, mas desde cedo a prioridade foi “vacinar” para existir. A pandemia quase destruiu o projeto, mas no final reforçou-o. Garantimos que não fechávamos enquanto houvesse pelo menos um estudante; hoje temos cerca de 60 inscritos.
Em cada ano letivo foi implementado um plano de ação.
Em 2020/21, tentamos manter as aulas presenciais e apostamos na modernização digital.Em 2021/22, estimulamos o reencontro das(os) amigas(os) que viram suas vidas asfixiadas durante ano e meio de pandemia.Finalmente, 2022/23foi o ano da afirmação organizacional, científica e cultural da US.
O que aprendemos?
1.Aprendizagem é uma reforma garantida e a US é uma fonte de resiliência social;
2.As plataformas digitais têm desenvolvido uma nova forma de vida e convivência social;
3.O carácter terapêutico de algumas disciplinas ajuda a promover a comunicação e a exteriorização das emoções dos estudantes através do ouvir, cantar, pensar e meditar.
Em especial, a disciplina de “Viver com Música” introduziu uma nova dimensão funcional na US. O carácter terapêutico da música tem a missãode promover a comunicação, combater a solidão e exteriorizar as emoções de cada estudante. A inspiração despertou a vontade; o canto formalizou um grupo coral – O coro.Hoje é mais um coro, ou talvez o coro. Isso não é importante. O importante é sentirmos que o mesmo está ao serviço das pessoas, desprovidas de idade e nacionalidade, enraizadas no saber e no multiculturalismo.
O que oferecemos?
Para além do coro, a US oferece disciplinas organizadas em dois semestres, seminários abertos ao público de todas as idades, workshops e visitas de estudo.
O futuro está garantido.
A AdíliaCharmier (atual vice-presidente)e a sua nova equipa darãocertamente continuidade ao projeto e o Rotary continuará a dar de si, sem pensar em si.
Saiba mais sobre este projeto, aqui: https://www.usparquedasnacoes.pt