Entre os dias 14 e 16 de abril, Rotaractistas e Interactistas de todo o país reuniram-se em Vila Nova de Gaia para mais uma Conferência Distrital de Rotaract & Interact Distrito 1970.
A receção dos participantes na cidade que abriga as caves do Vinho do Porto teve lugar junto ao Cais de Gaia, no Espaço Zé da Micha, e contou, para além de um jantar volante, com um jogo de tabuleiro pensado pelos companheiros do clube anfitrião, denominado Gaia & Co., inspirado no tão conhecido Party & Co.
Dizem os locais que a cidade de Gaia tem a melhor vista para o rio Douro e, para fazer a prova dos nove, no sábado de manhã, os companheiros reuniram-se no Cais de Gaia para um cruzeiro pelo magnífico rio Douro. Consta que no barco ainda se ouviu e cantou – com vozes bem afinadas – música portuguesa, de artistas como Tony Carreira, Rui Veloso e Pedro Abrunhosa.
Findo o passeio de barco, seguiu-se um período em que os participantes puderam, livremente, explorar a cidade anfitriã. Nada melhor para abrir o apetite do que uma caminhada de meia hora pelas acentuadas ruas da cidade até ao restaurante Sweet Empire, que serviu um almoço bem caseiro para deleite de todos os companheiros.
Para ajudar a fazer a digestão, Rotaractistas e Interactistas deslocaram-se a pé até à Tuna Musical de Santa Marinha que tão gentilmente cedeu as suas instalações para a tarde de trabalho que se avizinhava. A obrigatória Sessão de Trabalhos iniciou-se com a eleição do Companheiro Rodrigo Moura, do RTC Vila Nova de Gaia, para Representante Distrital de Rotaract no Ano Rotário 2024/2025.
A Sessão de Trabalhos é, por eleição, um momento de reflexão sobre as ações que foram desenvolvidas ao longo do ano rotário e, ainda, de reconhecimento dos acontecimentos mais relevantes. Como tal, nesta sessão, foram atribuídos diplomas aos participantes da Rota do 70 e, assim, premiados o participante e clube com mais stickers, o clube com melhor atividade, o clube que desenvolveu mais companheirismo e o clube mais representado na Rota, quer com participantes, quer como host. Houve ainda tempo para lançarmos um primeiro olhar sobre o próximo ano rotário e para os clubes de Chaves, Ermesinde e Gondomar partilharem os projetos que têm desenvolvido nos últimos anos. Falando sobre a Gala Solidária, do ITC e RTC de Chaves, o Festival de Tunas, do RTC Ermesinde, e ainda do ‘E Agora?’, do RTC de Gondomar, os companheiros deixaram algumas dicas para o sucesso dos seus projetos e desafiaram todos os clubes do Distrito a desenvolver projetos capazes de criar mudanças duradouras nas suas comunidades.
Concluída a Sessão de Trabalhos, os companheiros tiraram os seus melhores trapos do armário para participar num Jantar de Gala onde reinou o companheirismo. Sob o mote “Branco ou Tinto?”, a Quinta do Fojo foi palco de reencontros e de uma noite de muita animação, que encerrou o segundo dia desta Conferência com toda a classe.
O último dia desta passagem de Rotaractistas e Interactistas do nosso país pela bela cidade de Vila Nova de Gaia iniciou-se com uma visita às Caves Burmester, com direito a prova de Vinho do Porto.
Após mais um delicioso almoço no Restaurante Sweet Empire, foi tempo dos companheiros se despedirem de um fim de semana em cheio e de regressarem a suas casas com a bagagem cheia de memórias e boas recordações de Vila Nova de Gaia.