Por: António Sérgio Pouzada
Comissão Distrital The Rotary Foundation
A missão da Rotary Foundation – TRF, nunca é demais repeti-lo, é ajudar a promover a compreensão, a boa vontade e a paz, melhorando a saúde, oferecendo educação de qualidade, melhorando o meio ambiente e aliviando a pobreza. Assim, as campanhas para a saúde têm sido prioritárias e, só em 2021-22, 38 milhões de dólares (MUSD) foram aplicados na prevenção e tratamento de doenças, ajudando 400 milhões de pessoas que não conseguem ter ou pagar assistência médica.
Nas iniciativas apoiadas pela TRF, com profissionais de saúde e governos, incluem-se clínicas itinerantese centros de formação para comunidades afectadas por surtos e sem recursos médicos. Neste trabalho, luta-se contra a malária, sida, esclerose múltipla, diabetes, pólio e muitas outras doenças.
Neste contexto, em 1979, foramministradas gotas da vacina oral antipólio a crianças num posto de saúde nas Filipinas, com a participação de rotários e representantes do Governo.Este foi o primeiro projecto financiado pela TRF, com o compromisso do Governador de RI e do Ministro da Saúde das Filipinas, para vacinar 6 milhões de crianças, e que continuoucom um custo de 760 MUSD.
O sucesso doprojectofez da erradicação da pólio uma prioridade em Rotary. A campanha Pólio Plusfoi lançada em 1985 e Rotary foi membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio em 1988. Graças à dedicação e trabalho de Rotary e dos nossos parceiros, mais de 2,5 mil milhões de crianças receberam a vacina oral. E sabemos que 60 cêntimos chegam para proteger uma criança contra a pólio!
Em 2020,na eclosão da pandemia COVID-19, Rotary usou a vasta infraestrutura para a pólionas campanhas de vacinação, especialmente onde a pólio é endémica.Especialistas da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, apoiaram a resposta à COVID-19 em 13 países em todo o mundo, onde os rotários apoiam as equipas que trabalham para mitigar e responder à pandemia.
Vacinar o mundo contra a COVID-19 requer o mesmo comprometimentoem equipa demonstrado por Rotary no combate à pólio, reunindo recursos e talentos globalmente.Jáexiste um compromisso de cerca de 3 mil milhões de euros em novos financiamentos para este combate. Nos nossos clubes podemos interrogar-nos se há ligações internacionais com clubes de países subdesenvolvidos, e se necessitam de apoio logístico ou financeiro. Depois, teremos sempre a Rotary Foundation para nos apoiar.