Preocupado com a devastação causada pelas fortes chuvas que se abateram sobre a região de Cacheu, Guiné-Bissau, o Rotary Club de Viana do Castelo abraçou um projeto de ajuda, que passa pela construção de um Centro Escolar naquela região.
Na sequência do desmoronamento do Jardim de Infância GIRASSOL – Cacheu, provocado pelas fortes chuvas, o Rotary Club de Viana do Castelo decidiu avançar com a sua reconstrução,no âmbito de um novo projeto capaz de envolver não apenas a comunidade escolar, mas também toda a comunidade educativa.
Assim, o Compº arquiteto Pedro Pinto desenhou, o gabinete S.A. Baganha, do Compº Serafim Baganha, entretanto falecido, calculou e a obra iniciou-se com um substancial financiamento da AlexanderIlling Foundation, de vários clubes do D1970, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e ainda com a doação de materiais de algumas empresas da região.
No passado dia 18 de março, uma delegação do R.C. de Viana do Castelo, acompanhada pelo R.C. de Bissau e por alguns convidados do Governo da Guiné, do Governo da Região e da Administração do Setor, visitaram todos os projetos já realizados por Viana do Castelo em Cacheu e, em especial, as obras do Centro Escolar.
Desta visita,a TV da Guiné-Bissau fez notícia e um amigo do R. C. de Viana, o Marco Fonte, colheu todos os elementos para editar um vídeo que procurará mostrar a toda a comunidade o trabalho desenvolvido. Aquando da inauguração do Centro, será divulgado um novo vídeo que contará toda a história de 25 anos de cooperação.
Na sequência desta visita, a comitiva dos dois clubes foi recebida, no dia 24 de março, pela Ministra da Educação da Guiné-Bissau, que nãopôde estar presente em Cacheu por impossibilidade de agenda.
Entretanto o R. C. de Viana procura novos apoios, uma vez que a conclusão do Centro não está ainda garantida.
R.C. Viana do Castelo e Bissau geminam-se
No passado dia 21 de março, os Presidentes dos R.C. de Viana do Casteloe de Bissau assinaram um Protocolo de geminação dos seus clubes, durante uma reunião conjunta, em formato híbrido (presencial e via zoom) e onde esteve presente a TV da Guiné-Bissau.
Para o Presidente João Cabral (R.C. Bissau), este foi um ato esperado e necessário, quer pelo histórico da cooperação entre os dois clubes, quer por ser a primeira geminação do R.C. de Bissau.
Por sua vez, António Ramalho (R.C. Viana) enfatizou não apenas o passado dos clubes, mas também os intercâmbios e os eventos possíveis, num futuro próximo.
A terminar a reunião, o Presidente João Cabral anunciou que o seu clube decidira admitir como Sócios Honorários o CompºPast-GOV José Luís Carvalhido da Ponte e o Dr Manuel Pimenta, pelos relevantes serviços prestados à Guiné-Bissau.
Esta cerimónia foi presenciada (via zoom) e chancelada pelos Governadores dos Distritos 1970 (José Alberto Oliveira) e 9101 (SunnyAkuopha).