Por: António Manuel J. Silva | RC Entroncamento
O Rotary Club do Entroncamento levou a efeito, de 2 a 12 de fevereiro de 2023, um projeto de parceria na área da saúde dentária com o Rotary Club de São Tomé “Doyen”, sob a designação “Vamos Levar um Sorriso“. Contando com uma delegação de 12 voluntários, dos quais 6 médicos dentistas e pessoal auxiliar, foi possível realizar diversos atos médicos na área da saúde dentária na cidade de Neves, em instalações da Obra da irmã Lúcia, o Hospital Central na cidade de São Tomé e no centro de Saúde em Água Grande. Para além disso, foram entregues oito equipamentos de RX ao Rotary Club de São Tomé – Doyen para distribuição a entidades referenciadas pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, numa cerimónia transmitida pela TV de São Tomé.
‘Vamos Levar um Sorriso’. Assim se designa o projeto que o Rotary Club do Entroncamento levou a efeito, no período de 2 a 12 de fevereiro. Trata-se de uma parceria na área da saúde dentária com o Rotary Club de São Tomé “Doyen”.
Uma delegação do clube, constituída por 12 voluntários, dos quais seis médicos dentistas e pessoal auxiliar, deslocaram-se a São Tomé e Príncipe, a expensas próprias (pagamento de viagens, alojamento, alimentação e deslocações), para desenvolver um conjunto de ações em apoio das populações mais desfavorecidas.
A ideia partiu do companheiro Sérgio Gomide, no sentido de o clube realizar esta missão de carácter humanitário, com uma equipa de médicos dentistas voluntários e material médico sanitário, e, em simultâneo, poder doar 8 equipamentos de RX.
Para a sua concretização, foram estabelecidos contactos junto do embaixador de São Tomé em Portugal (Dr. António Quintas do Espírito Santo), do embaixador de Portugal em São Tomé (Dr. Rui Fernando Sucena do Carmo) e do presidente do Rotary Club de São Tomé “Doyen” (Companheiro Jaime Oliveira), com vista a serem reunidas as condições de apoio logístico necessário, designadamente alojamento, transporte local, apoio em alimentação e serviço de limpezas, e contactos junto das autoridades locais com vista à identificação das instalações para a realização dos atos médicos e divulgação junto da população carenciada.
Estes contactos foram também extensivos a S.ª Ex.ª o Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé, Dr. Célsio Junqueira.
A equipa fez-se acompanhar de material de anestesia, linhas e agulhas de sutura, 1 equipamento de RX dentário portátil e um motor cirúrgico para situações mais complicadas, antibióticos e anti-inflamatórios necessários aos atos clínicos.
Apoio na saúde
Já em São Tomé, a equipa de dentistas começou a sua atividade de práticas médicas na cidade de Neves (Obra da Irmã Lúcia) utilizando as instalações disponibilizadas, sob a coordenação técnica do Dr. Sérgio Gomide, seguindo-se o Hospital Central na cidade de São Tomé e no centro de saúde de Água Grande, onde se concluiu.
Uma representação do Clube, sob a presidência do Companheiro António Silva, Presidente do Rotary Club do Entroncamento no atual ano rotário, foi recebida por S. Exa. o Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé, sendo acompanhados pelo Governador Assistente do Governador do Distrito 9150, para a África Central, companheiro Tomás da Vera Cruz e posteriormente pelo embaixador de Portugal, Dr. Rui Carmo, na embaixada de Portugal.
Também o Companheiro Sérgio Gomide acompanhado de seus filhos (Lucas e Débora) foi recebido pelo Embaixador do Brasil em São Tomé, na respetiva Embaixada.
No dia 8 de fevereiro, procedeu-se à entrega ao representante do Ministério da Saúde de São Tomé de 8 equipamentos de Rx para doação a entidades referenciadas. Na cerimónia de entrega, proferiram breves palavras alusivas ao objetivo da doação e sobre a missão em curso, o representante do Ministério da Saúde de São Tomé, os presidentes dos Rotary Club de Entroncamento e de São Tomé “Doyen” e o Diretor Clínico Dr. Sérgio Gomide.
Além dos serviços médicos foi possível conhecer instituições e entidades que prestam apoio a crianças, a quem os voluntários da ‘Casa da Amizade’ também fizeram entrega de roupa, brinquedos, material escolar e equipamento desportivo, e kits de escova e pasta dentífrica, sendo de referir a ‘Casa dos Pequeninos’, em Obô Longo e o ‘Centro Social Mãe Clara’, na Cidade das Neves, uma instituição da Irmã Lúcia. Estas visitas foram acompanhadas pela Diretora da Cáritas local, Dra. Maria de Cristo.
A sessão de encerramento da missão teve lugar em jantar festivo, com os companheiros do Rotary Club de São Tomé “Doyen” e do Rotary Club São Tomé Ossobô, cujos companheiros também tiveram o ensejo de receber a nossa comitiva e acompanhar diversas atividades realizadas durante a missão.
Geminação
No decurso da sessão, foi firmado um protocolo de geminação entre o Rotary Club de São Tomé “Doyen” e o Rotary Club do Entroncamento, tendo em vista o estreitamento de laços de amizade entre os dois clubes que comprometidos com o ideal de Servir e em respeito dos princípios de Solidariedade, Justiça, Liberdade e Paz ao serviço dos homens, se comprometem a:
– Promover o companheirismo facilitando o intercâmbio entre os respetivos membros;
– Promover ações de caráter humanitário comuns aos dois clubes;
– Intensificar a compreensão e a colaboração entre povos e culturas;
– Apoiar os projetos e programas de desenvolvimento do Rotary International;
A concretização desta missão em São Tomé e Príncipe, constituiu um desafio para os dois clubes rotários agora geminados, nas pessoas dos respetivos presidentes, António Silva e Jaime Oliveira, e de toda a equipa de voluntários que se prontificaram a integrar e apoiar o projeto, constituindo um marco para o clube do Entroncamento e um enriquecimento pessoal e humano para todos os envolvidos, cumprindo o ideal rotário de Servir antes de pensar em Si.