A água é indispensável para a vida na Terra. Seja para consumo direto, para a produção de energia, rega, pesca ou lazer, sem água não há vida.
Ao ligarmos, diariamente, as torneiras de nossa casa temos este como um bem adquirido e tendemos, muitas vezes, a esquecer o quanto é imperioso preservá-lo. E nem sempre nos lembramos demilhõesde pessoas que continuam privados de água de qualidade. De acordo com dados de 2021, dois mil milhões de pessoas no mundo – ou seja, uma em cada quatro pessoas – não têm acesso a água potável e, ao mesmo tempo, metade da população mundial, cerca de 3,6 mil milhões de pessoas, não dispõe, ainda, de serviços de tratamento de resíduos. Mesmo em países considerados desenvolvidos, o acesso a água e saneamento não é uma garantia para todos.
Com esta consciência de valorização da água, Rotary junta, num tema mensal, água, saneamento e higiene. Esta é uma reflexão que, em Rotary, fazemos este mês de março e, enquanto rotários, comprometemo-nos a apoiar projetos, a valorizar recursos e a desenvolver ações nesta área.Com acesso a água de qualidade e a saneamento, a incidência de doenças diminui, aumentando a esperança e a qualidade de vida.
A proteção dos nossos recursos hídricos é, por isso,um dos temas em destaque nesta edição. Procuramos dar a conhecer a realidade do nosso país.
Mas março traz-nos também a celebração do Dia Internacional da Mulher, assinalando o seu extraordinário papel na sociedade.Em entrevista, Fátima Cardoso, Diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa, dá-nos a conhecer o seu trabalho notável, incansável, doído, na luta contra uma das mais ferozes doenças. Notável tem sido, também, em Rotary, a ação desenvolvida no âmbito do empoderamento das jovens e, nesse sentido, damos a conhecer o trabalho desenvolvido nos nossos dois distritos. Um trabalho que tem conseguido fazer a diferença e criar esperança, cumprindo já o desígnio do presidenteeleito de Rotary Internacional. Nesta edição, desvendamos mais sobre Gordon McInally que nos diz quepretende liderar tendo como principal valor “o cuidado”, no ano que terá como lema ‘Crie Esperança no Mundo’.