Por José Maria Raposo | RC Monção
O Rotary Club de Monção nasce em 1978 por iniciativa do Rotary Club de Viana do Castelo, que já 7 anos antes havia tentado cativar os monçanenses a criarem um clube naquela Vila.
Foi admitido em Rotary lnternacional no dia 4 de abril de 1978 e recebeu a carta constitucional a 11 de junho desse ano, pela mão do past–governador José Manuel Lopes Pereira, numa cerimónia onde estiveram presentes 310 pessoas, incluindo o Rotary Club de Vigo, de Espanha. O seu primeiro presidente foi António Fernandes, atualmente sócio honorário.
O clube mais a norte de Portugal tem como clube padrinho o Rotary Club de Viana do Castelo e como clubes afilhados o Rotary Club de Valença, o lnteract Club de Monção, que nasceu em plena pandemia, no ano de 2020, e o Rotaract Club de Monção, nascido em 2022 e, ainda, no D1690, em França, um clube de contacto, o R.C. Bayonne-Biarritz.
António Eça lembra que o primeiro grande projeto do Rotary Club de Monção foi “o fornecimento de cadeiras de rodas, ca- mas articuladas, canadianas, entre outros materiais, à Santa Casa da Misericórdia de Monção, nos anos 80”. Com presença na comunidade local, destacamos várias áreas e ações promovidas pelo clube, como a criação de condições de habitabilidade a pessoas com deficiência e com necessidades económicas; participação em diversos peditórios nacionais com diferentes finalidades; colaboração com instituições locais no combate ao COVlD19, entre outras. Há ainda que destacar o trabalho feito com a educação, como a criação do prémio “A lnspiração Conta”, com o objetivo de fomentar a criatividade dos jovens do concelho, atribuindo diferentes prémios à população estu- dantil; e ainda apoiando e promovendo bolseiros na obtenção de cursos superiores especializados.
Publicou duas obras literárias; promove ativamente a cultura; organiza palestras sobre temas atuais e pertinentes; pro- move a arte local, como por exemplo pintores monçanenses, criando, para o efeito, o evento “Pintar Monção”, que mais tarde serviu, através do leilão dos quadros, para apoiar organizações locais.
Orientado para os mais jovens, além de apadrinhar o lnteract de Monção, apoiando a Loja do Sol, um espaço de venda de artigos em segunda mão, em pleno centro histórico monçanense, que pretende ajudar diferentes projetos com a angariação de fundos com a venda simbólica dos artigos existentes, apoia também o RYLA, patrocinando a participação de monçanenses e sendo, também, seu organizador. Tem igualmente sido ativo na promoção do Ambiente, como uma das áreas de enfoque do Rotary, nomeadamente plantando, na primavera de 2018, 11 mil árvores autóctones no concelho, numa parceria com várias escolas.
Muito mais havia para contar sobre este Clube, mas o melhor mesmo é visitar esta vila minhota e perguntar pelo Rotary Club de Monção e conhecer as suas pessoas e os seus proje- tos ao vivo e a cores. Boa companhia, boa gastronomia e um ótimo acolhimento nunca irão faltar.