Por: Pedro Melo | RC Ponta Delgada
44 anos a trabalhar a “Dar de Si antes de Pensarn em Si”
Fundado em setembro de 1978, o Rotary Club de Ponta Delgada nasceu da vontade de um grupo de reflexão que se reunia, desde 1976, para pensar o desenvolvimento dos Açores, tendo como primeiro presidente do clube o companheiro Emiliano Carreiro.
E logo desde os primeiros anos da sua fundação o Rotary Club de Ponta Delgada encetou um percurso de ação cívica junto da comunidade que, ao longo das mais de quatro décadas de história do clube, tem vindo a responder às diferentes necessidades detetadas junto da comunidade em que os seus companheiros se integram, que tem evoluído, abrangendo quatro pilares: ação cívica e de solidariedade apoiando os mais carenciados; apoio a situações de catástrofe; apoio a instituições de ensino; e apoio a instituições de saúde.
Também o quadro social do clube se transformou. E se aquando da sua formação o clube era formado por um grupo de 12 homens, com cargos proeminentes na sociedade micaelense, esta situação veio a ser alterada ao longo dos anos, tendo no ano rotário 1996/1997, admitido a primeira mulher rotária no clube, Ilda Braz.
Uma admissão que veio abrir as portas do clube a outras mulheres, que desde então têm contribuído também para o aprofundar da ação junto da comunidade. Mas também permitiu que a companheira Ilda Braz trilhasse um percurso que lhe permitiu ser a Governadora do Distrito 1960, em 2018/2019, utilizando a sua experiência pessoal construída a partir do Rotary Club de Ponta Delgada na ação do Distrito.
Atualmente com um quadro social formado por 20 sócios, o Rotary Club de Ponta Delgada é, desde setembro de 2020, um clube 100% Paul Harris.
Cativar os jovens para o espírito rotário tem também sido uma preocupação, tendo sido promovida a formação do Rotaract e do Interact de Ponta Delgada, assim como do Núcleo Rotário de desenvolvimento Comunitário de Ponta Delgada.
O Rotary Club de Ponta Delgada é ainda o clube padrinho do Rotary Club São Miguel Internacional.
O clube tem-se mantido muito ativo junto da comunidade, desenvolvendo diversos projetos que vão desde a atribuição de anual de bolsas de estudo, em parceria com empresas locais, a Fundação Rotária portuguesa e os companheiros do clube, ao apoio a instituições de saúde com projetos como o subsídio Global que aplicado no serviço de oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, ou a oferta uma carrinha para os serviços de cuidados paliativos da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel; ou o apoio a duas associações com kits de testes rápidos para testar a hepatite C. Assim como de apoio ao Serviço de Pediaria do Hospital de Ponta Delgada. É ainda o Clube anfitrião do VTT – Vocation Training Team (Equipa de Formacao Vocacional) para treino de especialistas em fogos florestais juntando operacionais portugueses e autralianos, que começará em novembro, após ter sido adiado devido à pandemia.
O apoio aos mais jovens e desfavorecidos; o contributo para a luta contra a pólio, um desafio que une globalmente os todos companheiros do Rotary; e muitos outros projetos que foram desenvolvidos ao longo dos seus 44 anos, estão reunidos no livro “Rotary Club de Ponta Delgada: Uma Viagem no Tempo 1978-2021” da autoria dos companheiros Ilda Braz e Carlos Arruda, que sintetiza a história do clube e homenageia todos aqueles que têm levado a sua ação a mais áreas da sociedade.
Este ano rotário, tendo como presidente Ana Paula Andrade, o Rotary Club dePonta Delgada inspirado no lema “Imagina o Rotary” pretende dar continuidade aos projetos já iniciados, promover novos projetos, assim como solidificar o seu quadro social, contribuindo para que o espírito rotário de mantenha bem vivo na comunidade.