Por: Fernando Lemos, RC Machico – Santa Cruz
Organização e Melhoria Contínua D1960 AR 2022-23Pedro Melo | RC Ponta Delgada
LEAN é uma das principais metodologias utilizadas no universo empresarial para a otimização dos processos e eliminação de todas as variantes que não agregam valor aosprojetos. Não é um programa de redução de custos, é antes uma estratégia de gestão aplicável a todas as organizações na medida em que procura a melhoria dos processos.
De uma forma simplista, significa usar menos para fazer mais. A ideia nuclear do LEAN é determinar o valor de um processo ao distinguir etapas com “valor acrescentado” de etapas “sem valor acrescentado”, eliminando assim o desperdício em sentido lato. Desta forma, todos os processos acrescentam valor.
O termo LEAN surgiu nos anos 90 quando o diretor de pesquisa do Programa Internacional de Veículos a Motor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts James P. Womack coordenou a pesquisa sobre o porquê da TOYOTA superar as outras fábricas ao nível da produtividade e qualidade.
Mais interessante ainda, é descobrir que o pensamento LEAN não é somente um sistema de gestão de empresas, mas também uma forma de pensar sobre todas as coisas que fazemos durante o nosso quotidiano. Isso inclui, para além de atividades profissionais (supermercados, lojas, hospitais, fábricas, etc…) atividades pessoais como por exemplo fazer compras, realizar tarefas domésticas, pagar as contas, entre outras. No entanto é importante perceber que esta filosofia, para surtir um efeito positivo na nossa vida, requer estarmos dispostos a mudar o nosso comportamento e a maneira como vemos as coisas.
Para pensar e aplicar o LEAN no nosso quotidiano é necessário compreender alguns conceitos básicos tais como o Kaizen, o Kanban, o Poka-Yoke, o 5S, o trabalho padronizado eo fluxo contínuo, os quais ao serem lidos pela primeira vez poderão parecer difíceis de entender mas na realidade são muito práticos.
Após interiorizar e perceber o que cada um destes termos significa e a sua aplicabilidade, certamente encontramos muitas formas de os aplicar no quotidiano numa ótica de melhoria contínua da nossa vida.
Vale a pena falarmos de LEAN e aprofundar o seu conhecimento numa perspetiva de melhoria contínua da nossa vida rotária por forma a melhorarmos processos que nos permitam ser mais eficientes e ágeis na nossa intervenção na comunidade a que pertencemos. Certamente conseguiremos fazer mais e melhor.
O Todo é maior do que a soma das partes!