Por Jorge Paulino
Esta é, de forma resumida, o conceito da abordagem KAIZEN, no que seguramente nos remete para uma imediata ligação com aquilo que é a postura de Rotary no mundo.
A filosofia KAIZEN surgiu em meados dos anos 80, tendo sido introduzida no mundo ocidental através do livro de Massaki Imai “KAIZEN: A chave para o sucesso competitivo do Japão”.
Foi aplicada na fábrica de automóveis TOYOTA que, através de uma atitude de introdução de pequenas melhorias de forma contínua dentro dos processos, se tornou uma das mais eficientes e confiáveis empresas de automóveis do mundo. Nascia assim a filosofia KAIZEN que promove uma cultura de melhoria contínua com pequenos atos de evolução, contrária aos métodos que propõem mudanças radicais e de forma abrupta.
Assim, cultiva-se a ideia de que a soma de um número considerável de pequenas conquistas permite alcançar grandes feitos e atingir objetivos maiores. Também neste ponto é claro o paralelo que se traça com a ação das dezenas de milhares de clubes rotários em todo o mundo, que assim perseguem e atingem feitos maiores através das suas contribuições individuais.
O termo KAIZEN é formado a partir da junção de duas palavras japonesas, KAI que significa mudança e ZEN com o significado de bom. KAIZEN significa assim uma mudança para melhor.
A aplicação do Kaizen faz-se em cinco conceitos básicos, todos eles definidos por palavras japonesas começadas pela letra S, daí a menção aos 5 S:
Seiton: organização do material a utilizar num processo de produção, eliminando o tempo com a sua procura;
Seiri: distinção entre o essencial e não essencial para a realização de uma tarefa, evitando que as menos importantes atrapalhem o processo.
Seiso: limpeza da área de trabalho, garantindo a melhoria de produtividade.
Seiketsu: higiene e manutenção do ambiente de produção, bem como das pessoas envolvidas na tarefa.
Shitsuke: disciplina, honra e determinação aplicados para garantir o equilíbrio dos elementos anteriores e sucesso do processo.
Hoje, a filosofia KAIZEN é reconhecida mundialmente como um pilar importante da estratégia competitiva de longo prazo de uma organização. O modelo KAIZEN permite melhorar a eficiência de processos operacionais através da eliminação de etapas não-essenciais, aumentando a produtividade. Permite, ainda, melhorar a qualidade de trabalho, bem como a qualidade das relações entre todas as partes envolvidas, promovendo o foco em pequenas melhorias alcançáveis. O envolvimento de todos, todos os dias, em todo o lado é essencial na aplicação do KAIZEN.