Por Rita Margarida Simões
Sendo o Rotary uma organização constituída por uma rede de profissionais que promovem o reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e as normas da difusão de ética profissional, os clubes têm a tradição de distinguir e reconhecer o trabalho de um profissional que se tenha destacado na sociedade, por feitos excecionais de importante relevo e que demonstrem uma capacidade inequívoca de superação dos próprios limites.
Desde a primeira hora, o Rotary Clube de Lisboa, decidiu que a atleta de alta competição Patrícia Mamona, uma jovem mulher, vice-campeã olímpica e campeã europeia de pista coberta de triplo salto, era a pessoa que queria homenagear em 2021/2022, pelo seu mérito, por todos os triunfos conseguidos até ao momento, em especial a medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1 de agosto de 2021, onde fez uma prova incrível e onde foi batido um novo recorde nacional.
A cerimónia realizou-se no dia 17 de maio, no Hotel Tivoli Avenida da Liberdade, com a presença do Governador do D1960, Companheiro Paulo Martins e mulher Teresa Lameiras, dos convidados especiais Dr. José Manuel Constantino – Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. Pedro Roque – Diretor Desportivo do Comité Olímpico de Portugal, Prof. José Uva – Treinador da Patrícia Mamona e da Dra. Flávia Lourenço – Agência Polaris, representante da atleta. Registou-se ainda a presença dos Representantes Distritais de Rotaract e Interact, de muitos Companheiros de Rotary, Rotaract e Interact, Visitantes e Convidados. A enorme superação, persistência, determinação e espírito vencedor, fazem da Patrícia Mamona um exemplo para todos nós. E nós rotários temos que saber reconhecer pessoas que nos provocam estes sentimentos, de querer ser mais e melhor, de querer testar os nossos limites e mostrar que é possível, com força de vontade, foco e objetivos.
Foi por isso, um enorme orgulho e alegria, para o Rotary Clube de Lisboa, prestar Homenagem de Profissional do Ano, à atleta Patrícia Mamona como reconhecimento pelo seu mérito, pelo seu trabalho, pela atleta de excelência que é e pelo exemplo que nos dá e continua a dar através da sua brilhante, ainda jovem, carreira desportiva. PARABÉNS! OBRIGADA.