Por Rita Freitas
Sendo embaixadora do Presidente para o projeto de Empoderamento de Meninas, como pode definir o programa?
A Iniciativa do Presidente Shekhar Mehta para o “Empoderamento das Meninas” é, na minha opinião, um dos programas mais importantes que o Rotary iniciou. Está ainda numa fase inicial, mas, pelo valor e impacto direto que tem para todos os beneficiários acarreta um claro efeito multiplicador, uma vez que todas estas raparigas e jovens serão, por sua vez, os melhores expoentes do “Empoderamento das Raparigas” nas gerações futuras e, especialmente, para suas próprias filhas e demais descendentes, bem como para as meninas e jovens ao seu redor.
Como recebeu inicialmente o Programa e que implicações, desde logo, achou que poderia ter?
Quando esta nomeação me foi proposta senti-me muito entusiasmada porque, para além de me parecer uma iniciativa muito atual e transcendente, pensei que poderia contribuir, com uma equipa de pessoas igualmente motivadas para influenciar significativamente a sociedade, melhorar as possibilidades de desenvolvimento de muitas meninas e mulheres jovens. A aceitação da Rita Freitas do Distrito 1960, como Assistente Regional para Portugal, para colaborar comigo no programa foi, e é, um valor determinante para o sucesso do que estamos a empreender.
Como foi criada a equipa de trabalho na região ibérica?
A Equipa de Trabalho para a Região Ibérica, ou seja, Zona 20C, foi criada com a Embaixadora Adjunta para Portugal, Rita Freitas, que já referi, e tem uma Coordenadora para cada um dos dois Distritos portugueses, Isabel Rosmarinho do Distrito 1960 e Emília de Lourdes Nogueira do Distrito 1970 e, ainda, uma Coordenadora para cada um dos três Distritos espanhóis: Ana Isabel Puerto do Distrito 2201, Rosa Martín do Distrito 2202 e Olga Castellucci do Distrito 2203. Sem o envolvimento pessoal e o magnífico trabalho realizado por todas elas e pelo resto da equipa que foi adicionado, não teria sido possível promover com êxito esta Iniciativa Presidencial na Zona 20C.
Como foi o programa apresentado aos clubes?
Cada uma das Coordenadoras, com a ajuda de seus respetivos Governadores de Distrito, entrou em contato com os clubes do Distrito, para que, caso o desejassem, designassem um responsável por esta Iniciativa Presidencial, a fim de coordenar o desenvolvimento do programa com os clubes. Em alguns Distritos tal foi feito através dos Assistentes do Governador. Além disso, os Presidentes dos clubes de cada Distrito e os representantes dos clubes nesta Iniciativa Presidencial foram convidados a participar nas reuniões mensais interdistritais em zoo, que ocorreram na Zona 20C.
Qual foi a reação dos Clubes e dos Companheiros?
A reação dos clubes e dos rotários dos cinco distritos da Zona 20C foi, no geral, positiva. Embora seja verdade que, em alguns casos, manifestaram dúvidas sobre a necessidade do “Empoderamento das Meninas” em Portugal e Espanha, países altamente desenvolvidos em termos de direitos sociais, mas ao avaliar não só as circunstâncias imediatas mas a complexidade das situações e relações em que raparigas e mulheres se podem encontrar, e também a crescente incidência de populações imigrantes nos nossos dois países, com culturas e costumes diferentes, ficou claro para todos que estes problemas também afetam o nosso território e que foi, e é, importante trabalhar não apenas em projetos em países terceiros, mas em muitos projetos dentro da nossa área e em benefício das nossas respetivas comunidades.
Que exemplos concretos de projetos têm sido realizados?
Muitos. Um total de 40 projetos realizados por clubes de Portugal e Espanha. Alguns desses projetos já estavam a ser mesmo executados, outros foram lançados ou foram reorientados, como resultado da implementação desta Iniciativa Presidencial. Estamos a falar de projetos alinhados às áreas de interesse do Rotary: projetos de alimentação e de educação sexual, além de entrega de produtos de higiene em geral e higiene menstrual; projetos que promovam o ensino básico, médio e universitário, com bolsas e residências estudantis, materiais e equipamentos escolares e tecnológicos; projetos dedicados a evitar o bullying na escola e nas redes sociais, transtornos alimentares e que queiram reforçar a autoestima de meninas e adolescentes; projetos destinados a prevenir o casamento infantil, a mutilação genital, o tráfico de meninas e mulheres jovens, o abuso sexual e o abuso de género. E este é apenas o começo desta iniciativa.
Os jovens (Rotaract e Interact) têm aderido?
Sim. Rotaractistas e interactistas estiveram envolvidos, desde muito cedo, nesta iniciativa presidencial, a ponto de cada coordenador ter incorporado elementos de Rotaract e de Interact nas suas equipas para acompanhar o trabalho dos clubes. Especificamente, a nossa reunião distrital e digital de março foi realizada no dia 9 desse mês, por ocasião da semana dedicada ao Rotaract, e cada um dos Representantes rotaractistas e interactistas dos diferentes Distritos de Espanha e Portugal interveio, explicando os projetos dos clubes no seu Distrito com a intervenção direta dos representantes dos clubes para apresentar cada um dos seus projetos. Além disso, dada a proximidade de idade dos companheiros dos clubes de Rotaract e de Interact Clubes, no que diz respeito às meninas e jovens às quais a Iniciativa Presidencial é direcionada, bem como as circunstâncias e problemas dessas meninas e jovens no seu ambiente, eles têm maior capacidade de detetar tais situações e de facilitar iniciativas para sua a solução.
Agora que estamos no último mês deste ano rotário em que o Programa foi lançado, qual o Balanço do 1º ano do programa?
O saldo deste ano da Iniciativa Presidencial na Zona 20C, pode ser definido como muito positivo. Neste mês de junho temos apresentado um total de 40 projetos de clubes de Rotary, Rotaract e de Interact, contando também com o apoio do Presidente Internacional Shekhar Mehta, da nossa Diretora Nicki Scott, bem como dos Governadores dos cinco Distritos. E da mesma forma, graças ao grande trabalho realizado pela Embaixadora Regional Assistente e pelas Coordenadores dos cinco Distritos, conseguimos sensibilizar os rotários da Zona 20C para a necessidade de implementar a Iniciativa Presidencial do Empoderamento das Meninas, porque Não podemos deixar nenhuma menina para trás. Muito obrigado