Por António Quadros
“Em 1905, PAUL HARRIS e três de seus amigos reúnem-se no escritório de um deles onde ele lhes expõe a ideia de um novo tipo de clube para homens de negócios, um clube de profissionais em que estariam representados os vários setores comerciais e profissionais de uma comunidade, o que se tornaria numa convivência enriquecedora”. Dessa reunião, no dia 23 de fevereiro de 1905, NASCE O ROTARY, sendo o ROTARY CLUB DE CHICAGO o primeiro clube. Já lá vão 117 anos!…
Em 1922, o Rotary International contava já com clubes nos cinco continentes. Foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. São voluntários os seus membros, doando do seu tempo e talentos em consonância com a máxima rotária – DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. Mas não podemos falar de serviços profissionais sem mencionar os princípios orientadores do nosso Movimento que, em 1932, criou a PROVA QUÁDRUPLA como código de ética seguinte:
É a VERDADE? É JUSTO para todos os interessados? Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados? Em 23 de janeiro de 1926, é criado o primeiro clube rotário em Portugal – o Rotary Club de Lisboa. Mas, trinta e cinco anos depois, ainda só existiam 18 clubes em Portugal. Foi neste contexto que, por iniciativa e apadrinhamento do Rotary Club de Amarante, nasceu o 19º. Clube – o ROTARY CLUB DE ESTARREJA – em 30 de janeiro do ano de 1962.
“Era domingo e fazia sol”. Numa manhã solarenga do dia 14 de abril desse mesmo ano foi recebida solenemente das mãos do Governador do então Distrito Rotário 176, companheiro Manuel José Lopes Pereira, a Carta Constitucional de Rotary International.
Paul Harris escreveu antes, na edição de fevereiro de 1945: Gostaria de pensar que os primeiros dias de Rotary acabaram de começar…O Rotary deve manter o seu pioneirismo ou ficará para trás. Este meu clube, que teve como primeiro presidente o saudoso companheiro Manuel Luís da Costa Figueiredo, sob o lema rotário desse ano – AGIR–, nunca mais deixou de o fazer até hoje.
Durante estes sessenta anos de existência, iniciámos com trinta e um membros Rotários, número que atualmente se mantém. Prosseguindo os ideais rotários, criámos, e estão em atividade, os clubes jovens – Rotaract, Interact e Rotary Kids –, a Casa da Amizade que representa um extraordinário apoio das esposas dos companheiros e de outras. A nossa Universidade Sénior de Rotary já completou, em 2021, dez anos de atividades em prol das pessoas mais idosas. O apoio às Instituições Sociais do concelho tem sido o nosso foco. A atribuição de bolsas de estudo a alunos carenciados do ensino superior, em projetos protocolados com a Fundação Rotária Portuguesa, tem vindo a ser, há mais de vinte e cinco anos, uma preciosa ajuda, comprovada pelos testemunhos dos mesmos.
Agimos, também, mantendo protocolos com clínicas nas áreas de tratamentos gratuitos de estomatologia e de oftalmologia. O nosso “banco de material ortopédico” tem sido muito importante no apoio a pessoas carenciadas que, por motivos de saúde ou acidente, necessitam temporariamente de um equipamento de apoio para o seu restabelecimento.
Para que todas estas disponibilidades e atividades sejam partilhadas com a comunidade estarrejense, vimos mantendo ao longo dos anos um programa radiofónico mensal – ROTARY EM AÇÃO.