Por Guirec Malfait
O RCLI é um clube jovem, criado em junho de 2016 por Jean Pierre Bloch, já eram rotários alhures do Club de Besançon, médico reformado, seguido por mais de 20 membros, alguns dos quais são ex-rotários. A nossa língua de trabalho é o francês e o nosso clube tem a sorte de beneficiar, para o seu desenvolvimento e ações, do apoio da comunidade francófona da região de Lisboa e dos 10 membros portugueses do clube que integram um total de 60 membros de 6 nacionalidades diferentes. Fernando Duarte, ele próprio português, acaba de ser eleito presidente para o ano de 2023-2024. O lema do nosso clube é “Servir primeiro”, servir as comunidades deste país que amamos e isso é tão bom para nós.
Desde a sua criação em junho de 2016, o clube já contribuiu com mais de € 158.000 em ações sociais e donativos, nomeadamente aos Municípios de Vouzela e Pampilhosa da Serra (incêndios de 2017), Capiti (crianças com distúrbios neurológicos), AMPMV (Assistência a idosos isolados em Lisboa), Centro Social da Trafaria (SCMA Almada): (Mais de 170 famílias desfavorecidas), entre tantos outros.
Para levantar os fundos necessários para essas ações, o clube organizou eventos de solidariedade e obteve ajuda da comunidade francófona e de patrocinadores generosos, como por exemplo 6 ralis turísticos, 3 torneios de golfe, cabazes solidários, 2 concertos de Fado, 3 concertos com a Marinha (Banda da Armada) 4 recitais de piano, 1 Jantar e beneficência.
As ações sociais consistiram em entregas de vestuário, de material escolar e de informática, equipamentos para hospitais, móveis e materiais de construção (incêndios), passeios para idosos, Cabazes e presentes de Natal para famílias vulneráveis, apoio ao estudos a crianças e aos jovens desfavorecidos, apoio a 250 famílias carenciadas de 3 centros sociais.
As consequências da pandemia de Covid terão estimulado os nossos membros, que, à distância, com os meios oferecidos pela Internet, se desmultiplicaram e encontraram as alavancas, patrocinadores, e desenvolveram iniciativas para continuar, e até mesmo, intensificar as suas ações. O distrito concedeu-nos a distinção de platina para o ano 2020- 2021.
O futuro está a ser abordado atualmente com projetos ambiciosos, incluindo 2 com outros clubes:
A Corrida de Sardinhas, associando os clubes Lisboa decano e Lisboa Parque das Nações, o Global Grant para o Instituto Português de Oncologia; ação iniciada por RC Lille, seguida pelos clubes de Gante, RCLI, RC Lisboa Belém e Ull Paragon, e os distritos de 1670, 1520 e 1960 (projeto de $ 85.000), a banda desenhada em português sobre a vida do nosso Fundador Paul Harris, em benefício da Fundação Rotária Internacional, com prefácio escrito pelo Presidente da República (será vendida em 2022).
Servir primeiro, servir de novo, fazer avançar com entusiasmo a roda do Rotary e, sempre que possível, com outros
clubes portugueses ou europeus, este é o nosso objectivo, a nossa ambição.