Por
GE D1960 Vitor Cordeiro
GE D1970 José Alberto Oliveira
No passado dia 27 de novembro realizou-se no Porto mais um encontro de coordenação da Zona 20C de Rotary International (Portugal e Espanha). Foram abordados temas relacionados com o Plano Estratégico e o Quadro Social, envolvendo os cinco Distritos com a participação dos atuais governadores, governadores eleitos e indicados e presidentes das Comissões Distritais do Quadro Social. Tendo a organização estado a cargo do Distrito 1970, o governador Fernando Nogueira desempenhou as funções de anfitrião. O governador Paulo Martins, do Distrito 1960, por realizar-se um seminário de formação no mesmo dia em Lisboa, fez-se representar pelo governador eleito Vítor Cordeiro.
A preparação e a dinamização do encontro, estiveram a cargo dos coordenadores da Zona 20C, companheiros e ex-governadores Miguel Taús, Sergio Aragón e Sérgio Almeida, contando-se com a participação dos companheiros ex-governadores José Ramón Ruiz e Luís Miguel Duarte, bem como com a orientação da diretora de Rotary International, companheira Nicki Scott e do companheiro Per Hoyen, administrador da The Rotary Foundation.
Planos estratégicos distritais e convergência nacional e ibérica
A coordenação da Zona 20C tem vindo a estimular para que cada distrito venha a ter o seu próprio plano estratégico, tendo sido apresentada uma análise SWOT por distrito, definida no último encontro ibérico, realizado no passado mês de setembro, em Barcelona, onde foi discutida a necessidade de dispormos de estratégias nacionais e ibéricas.
Este trabalho prosseguiu neste encontro do Porto, tendo a coordenação solicitado previamente a cada distrito que estabelecesse uma meta e desenvolvesse um plano de ação para cada uma das 4 prioridades e objetivos do Plano Estratégico de Rotary.
Após as apresentações de cada um dos distritos, foram realizadas sessões separadas por países, tendo os Distritos 1960 e 1970 identificado as metas para Portugal, assim como os Distritos 2201, 2202 e 2203 para Espanha. No final destas sessões, agruparam-se as metas identificadas como mais prioritárias e foram estabelecidas as comuns para
um trabalho conjunto de continuidade nos cinco distritos da Península Ibérica. Realça-se aqui a necessidade de os clubes disporem do seu próprio plano estratégico, com metas convergentes com o respetivo distrito para criar melhores condições para o seu cumprimento.
Estratégias e ações para o Quadro Social
O Coordenador PDG Miguel Taús, apresentou as tabelas comparativas com os elementos estatísticos relativos ao Quadro Social por distrito, realçando as situações que requerem mais atenção e acompanhamento. De seguida os distritos referiram as diferentes abordagens realizadas na vertente do Quadro Social em função dos objetivos que se propõem atingir. Foram focadas as situações que merecem as preocupações dos governadores, nas quais as comissões distritais do Quadro Social estão a concentrar mais esforços, com destaque para o crescimento: campanha Each One Bring One (cada um traz um), retenção, rejuvenescimento e paridade de género, para as quais estão a ser realizadas ações concretas. Foram igualmente referidas as metas e o respetivo grau de realização e as medidas implementadas para corrigir alguns desvios.
No final, a Coordenação considerou que foram atingidos os objetivos, havendo ainda lugar para o companheiro Sérgio Almeida, Coordenador da Imagem Pública para a Península Ibérica, realizar uma estimulante apresentação sobre esta temática, tendo o governador do distrito anfitrião, Fernando Nogueira, encerrado o encontro.