Por Esteves Guerra
É oportuno a CIP PORTUGAL-PALOP e TIMOR fazer um ponto de situação deste projeto!
Explicação importante: em dezembro de 2020, foi extinto o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) e foi substituído por um novo organismo, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD). Nas suas atribuições, está agora a centralização e coordenação de toda a ajuda humanitária recebida no País por motivo de Desastres. Os membros do INGD tomaram posse em 19 de julho de 2020.
Este facto motivou a demora no desalfandegamento dos 70 kgs, equivalente a 18 000 Pastilhas para Desinfeção de Água. Chegados a Maputo em 23 de maio, atingiram as mãos do R. C. de Maputo em inicio de agosto.
No dia 26 de agosto de 2021, nas instalações da Fundação Alberto Joaquim Chipande, em Maputo, foi feita a cerimónia de entrega formal das caixas contendo as pastilhas. Na foto , está o Presidente do R. C. de Maputo, Companheiro Danilo Catoja, com o Sr. General Alberto Chipande, Presidente da Fundação Alberto Joaquim Chipande , a qual fará chegar as pastilhas aos responsáveis dos campos de refugiados.
O contentor saiu de Lisboa no dia 23 de abril, chegou a Nacala, por via marítima e foi desembarcado na madrugada de 24 de julho, estando ainda em processo de despacho por divergências das autoridades do porto de Nacala relativas ao “conhecimento de embarque – Bill of Lading” emitido pela MAERSK.
Estas divergências terão sido já resolvidas pela MAERSK, pelo que se espera a saída do contentor a todo o momento. Quem procede ao despacho do contentor é a Sra. Despachante do INGD.
No início de mês de julho foi feita uma tentativa de transferência do saldo de 2 198,17 €, para o R. C. de Maputo, pela Governadoria do D.1970. O processo de transferência ainda decorre.