Por Miguel Rijo
Filha de Rotário, o companheiro Paulo Sousa e Melo, do Rotary Clube Lisboa-Centro, Constança de Sousa e Melo é uma cantora lírica de 18 anos, que conta já com um curriculum invejável e que o Rotary tem ajudado a consolidar.
A Constança é descendente de uma família com ligações à música, como é o caso de Ernest Viktor Wagner, Dona Maria Teresa de Noronha e José Cid. Desde cedo evidenciou um gosto particular pela música lírica e sua voz límpida cativou mentores e as plateias para quem atuava. Com 13 anos entrou no Conservatório Nacional, com uma das mais altas notas de admissão, mas, por opção, não prosseguiu ali os estudos, preferindo fazê-lo na Academia Portuguesa de Musica e Artes, associada a ABRSM (Associated Board of the Royal Schools of Music), onde mais tarde pretende continuar os estudos em Londres. Por esta altura, identificando o grande potencial da Constança, o Rotary Club Lisboa Centro propõe patrociná-la com bolsa de estudo em música/canto lírico apoiada pela Fundação Rotária Portuguesa, apoio que se mantém até hoje. Não podia estar mais certo, pois desde essa altura a sua projeção no panorama musical e o seu contributo para divulgar Rotary tem sido em crescendo.
Desde que participou no concurso da RTP Got Talent, em 2014, a Constança conquistou a atenção e o aplauso de todos, confirmando o que muitos anteviam: uma nova voz lírica capaz não só de reavivar a música clássica entre os portugueses, como levar o nome de Portugal a novos palcos. O Avé Maria, de Gabriel DaCruz, compositor luso com trabalho realizado em Hollywood, tocou o coração de todos, e o I Dream a Dream, levou-a ganhar o Golden Buzzer do Got Talent Portugal 2014. Foi a partida para uma carreira com bases sólidas e promissoras. Desde aí, e simultaneamente com a prossecução dos seus estudos musicais, a Constança já editou um CD (com patrocínio do Rotary), The beginning, participou em diversos eventos da UNESCO, do ISEG e outras entidades.
Aos 15 anos produziu o seu primeiro recital a solo, com a paraticipação da Soprano Larissa Savchenko e a pianista Olena Boblienko, para um público de 250 pessoas que esgotou logo nos primeiros dias. Seguiram-se diversos concursos e participações em tertúlias líricas, destacando-se mais recentemente a participação no concurso internacional Boris Martinovich (EUA), onde, sendo a participante mais nova -17 anos- obteve o segundo lugar pelo júri e o primeiro lugar pela votação do público. O prémio ajudou a dinamizar a sua carreira, a participação num livestream mundial pela 7ArtsCompany, em Maio 2021 e um Master Class na Croácia “Summer Academy for Singers”, que decorre durante o mês de Agosto de 2021, com grandes nomes internacionais da música lírica, como Boris Martinovich – que a convidou para dar 3 concertos e participar como Soprano na Opera “Barbeiro de Sevilha” e para com ele fazer um tour internacional em Outubro de 2022-, Diane Martinovich e o Maestro Marco Balderi. Recentemente, participou ainda no Concurso internacional Fiorenza Cedolins (Italia), onde, chegando à final, ganhou diversos prémios como a participação em concertos e Master Classes com diversos nomes consagrados do lirismo italiano como Fiorenza Cedolins, Maestro Giuliano Carella, entre outros.
Em junho 2021, a Constança foi emblemada como sócia honorária do Rotary Club de Lisboa-Centro e, com o pin rotário que a acompanha, leva o Rotary e Portugal além fronteiras, identificando-se orgulhosamente como bolseira de Rotary que desde o início lhe reconheceu mérito, não só pelas suas qualidades artísticas mas também pelas qualidades humanas que revela e que refletem uma Rotária em potência, contribuindo, assim, para promover uma mudança duradoura e sustentável na sua vida e para a manutenção de um estilo musical clássico e intemporal mas suficientemente contemporâneo para atrair novas gerações que o preservem.