Por Maria Joao Gomes
No mês dedicado à educação, elemento fulcral na inclusão social e garante de desenvolvimento das comunidades, damos a conhecer o prémio “Aluno Melhor Companheiro”, replicado por alguns clubes portugueses. Mais que enaltecer sucessos escolares, enaltece-se o caráter de quem dá de si, mesmo sem
ter consciência disso.
“Elege de entre os teus colegas de turma aquele que, em tua opinião, está sempre mais disponível para ajudar os colegas, que desinteressadamente tenha feito algo pelo próximo ou por uma causa, e que, por isso mesmo, mereça ser eleito por ti e pelos outros alunos da tua turma, como o MELHOR COMPANHEIRO.
Participa…constrói a tua geração…elege e promove valores e condutas de referência…o Mundo é o que dele fizeres.”
Estas são as primeiras palavras do regulamento do concurso “Aluno Melhor Companheiro” que o Rotary Club Parede- Carcavelos promove há 16 anos consecutivos. A ideia deste prémio terá surgido das relações que o companheiro Past-Governador Henrique Gomes de Almeida, Rotary Club Cascais-Estoril, sempre teve com o Brasil e da troca de ideias entre os companheiros Alberto Guerra, Rotary Club de Oeiras, e Manuel Gerardo, Rotary Club Algés, que no início deste milénio terão sido os primeiros a replicar a iniciativa.
Vários são os clubes que contemplam este prémio nos seus planos de atividade, com a regularidade possível, como é o caso do Rotary Club de Almeirim, o Rotary Club das Caldas da Rainha, o Rotary Club da Horta, o Rotary Club de Portalegre, o Rotary Club de Rio Maior ou Rotary Club de Abrantes. Os números fazem parte do dia-a-dia, mas são os valores e o companheirismo, que nos distinguem enquanto seres humanos. Rotary aponta a esse reconhecimento, procurando fomentar uma sociedade melhor e esta iniciativa é o espelho dessa orientação. Haverá com certeza outros clubes e iniciativas semelhantes pois este é um dos projectos rotários que dá visibilidade à marca Rotary na comunidade e satisfação a todos os envolvidos, alunos, professores, famílias e claro aos companheiros rotários.
Ter nos seus quadros sociais companheiros com contactos diretos com escolas, professores, diretores de turma, uma presença assídua nas atividades escolares e até atribuição de bolsas de estudo pode ser o primeiro passo. A simples atribuição de um diploma ou a participação dos alunos no Ryla do ano seguinte são exemplos do que já foi feito pelos clubes do Distrito 1960. A criação deste prémio visa apoiar as escolas na ação pedagógica e formativa de futuros adultos, capazes de se superarem a si próprios e acrescentarem valores de partilha e entrega à sociedade em que se inserem, transformando-se em cidadãos de referência nos diferentes contextos: familiar, social e profissional. Ou seja, visa promover o conceito e a prática do companheirismo.
O prémio “Melhor aluno companheiro” tem ainda a valia de corresponder às prioridades da ONU, na sua agenda mundial de 2015 a 2030, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. O quarto destes 17 objetivos aponta o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e a promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. A educação é, assim, uma preocupação de todos onde Rotary e os Rotários fazem a sua parte. Continuemos a servir, para Transformar Vidas!