Projeto do Rotary Club do Bombarral e do Rotary Club da Moita começou a ser idealizado no ano Rotário de 2017-18 e inaugurado no início de maio passado. Valência prevê apoio a quase uma centena de crianças e jovens portadores de deficiência motora e mental.
Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, e da respetiva vereadora da Cultura e Ação Social, Margarida Reis, foi inaugurada, no Complexo Desportivo daquela vila medieval, no dia 7 de Maio 2021, uma Sala de Snoezelen, que integra o Centro Terapêutico e de Recuperação.
A “Sala de Estimulação Multissensorial” está integrada no Espaço F (Felicidade), no Complexo Desportivo Municipal Obidense e é composta por três polos: a “Sala de Snoezelen”, localizada no Pavilhão Municipal e o “Minigolfe Inclusivo”, no Parque de Jogos exterior (ambos da responsabilidade deste Projeto Subsídio Global); e o terceiro polo, a “Sala das Artes”, implantada no anexo Estádio Municipal (concretização da responsabilidade daquela autarquia). Está previsto que entre 50 a 99 crianças e jovens, portadores de deficiência motora e mental, possam usufruir da terapia de estimulação multissensorial, assim como idosos com problemas de mobilidade, senilidade e Parkinson, do mini-golf. O acompanhamento destas pessoas será feito por técnicos credenciados da Câmara Municipal de Óbidos e do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, que têm a formação para a utilização destes equipamentos.
Em cumprimento das restrições em vigor, ainda foi possível acompanharem a cerimónia, os presidentes do Rotary Club do Bombarral e do Rotary Club da Moita, os Past-Governadores Afonso Malho e Mara Duarte, para além do Governador do Distrito 1960 no ano Rotário de 2020-21, Roberto Carvalho.
Este “Projeto de Subsídio Global”, idealizado precisamente em Óbidos, durante a Conferência Distrital do mandato 2017-18, foi apresentado à Subcomissão de Subsídios da Comissão The Rotary Foundation do Distrito 1960 no ano Rotário transato, pelo Rotary Clube do Bombarral e o Rotary Clube da Moita. O projeto contemplou, pela primeira vez no Distrito 1960, um município, a Câmara Municipal de Óbidos, a dar o seu apoio financeiro. Também os Distritos espanhóis 2202 e 2023 e o Distrito 1960 deram o seu contributo pecuniário, num projeto com valor global de cerca de 40 mil euros.
Para a concretização deste projeto, o papel de alguns companheiros foi determinante, dos quais se destacam a companheira Mafalda Conceição e Silva (coordenadora do projeto), Afonso Malho (Past-Governador, 2017-18), Mara Duarte (Past-Governadora, 2019-20) e Adélia Franca (tesoureira do Rotary Club do Bombarral).
A experiência anterior do Rotary Clube do Bombarral, num projeto idêntico de uma Sala de Snoezelen no concelho do Bombarral, foi importante para replicar a experiência, desta feita em Óbidos.
O esforço humano dos envolvidos foi crucial para que o nascimento deste projeto se tornasse possível. Um exemplo de sucesso, em que o levantamento das necessidades da comunidade possibilitou uma parceria entre o movimento rotário e uma autarquia, garantindo a sustentabilidade do projeto.
Rotary Club do Bombarral