Em Moçambique as bicicletas não são apenas um meio de transporte, elas facilitam mobilidade a milhões de moçambicanos nas zonas rurais, no acesso a cuidados e saúde, água limpa, escolas e empregos. Em todo o país, muitas pessoas vivem em média a 30 km do centro do saúde mais próximo, caminhando diversas horas para chegar às escolas ou para terem acesso a água potável.
Estas bicicletas podem causar um impacto real nas vidas destas pessoas, facilitando o acesso a bens e a serviços, e ajudando-os a sair do ciclo da pobreza em que se encontram.
A Mozambike é uma bicicleta de qualidade desenhada exclusivamente para as duras condições
em que vivem milhões de moçambicanos nas zonas rurais. Estas bicicletas são localmente montadas e comercializadas pela organização de cariz social-Mozambikes que fruto de donativos de diversas partes do mundo, conseguiram já doar cerca de
75 mil bicicletas para diversas comunidades rurais.
O Rotary Club de Águeda está, em parceria com o Rotary Club da Matola (Moçambique) e o Rotary Club de Lisboa, a dinamizar este projeto e a colaborar com ele. A ação nasce das estreitas relações entre os clubes envolvidos, fortificados pela passagem e militância do companheiro Filipe Carvalho no Rotary Club da Matola, decorrente da sua experiência profissional em Moçambique.
Com um contributo de 125 euros uma Mozambike é entregue a quem dela necessita, com a possibilidade de levar gravado, no quadro da bicicleta, o logótipo do clube e/ou empresa.
Saiba como colaborar junto dos clubes envolvidos ou em https://www.facebook.com/rotaryclubagueda.