Cerca de 560 mil refugiados em Pemba, na costa nordeste de Moçambique, estão sem alimentos, sem meios de subsistência e sem abrigo. Esta trágica crise humanitária tem vindo a ser agravada pela evolução da pandemia da covid-19, pelo terrorismo, pelas consequências do furação “Eloise” e pelo surto de cólera, resultante da falta de água. Para fazer face a estas problemáticas, a CIP Portugal-PALOPs e Timor está a pôr em marcha um plano de ação através do envio de um contentor com bens essenciais para o Rotary Club de Maputo, e conta com o apoio dos governadores dos distritos 1960 e 1970.
COMO FORNECER AJUDA
De forma a atenuar este cenário preocupante, todos os companheiros de Rotary, Rotaract e Interact de Portugal estão convidados a associar-se a esta iniciativa com a doação de bens habitacionais, utensílios de cozinha, produtos alimentares, artigos de higiene e vestuário e /ou monetários.
Desta forma, entre outras necessidades, para os bens habitacionais são precisas mantas, repelentes e esteiras, para os utensílios de cozinha pratos, panelas, colheres de pau, colheres de sopa e de chá, pilões, fósforos, fogões a carvão e baldes e para os produtos alimentares são aceites derivados de peixe, salsichas (exceto de carne suína), farinha de milho ou mandioca, arroz, feijão, sal, óleo, açúcar e chá.
Contudo, são indispensáveis artigos de higiene como máscaras, sabonetes, escovas e pastas dentífricas, purificadores de água e pastilhas desinfetantes, sabão em barra e sabão em pó. O vestuário para adultos, crianças e bebés torna-se imprescindível para assegurar a recuperação e a reconstrução desta comunidade atingida.
Todos os produtos devem ser previamente embalados, em caixas de cartão, tendo no seu exterior um rótulo com a designação “Rotary – Mozamb”. Além disso, cada embalagem deve ser acompanhada de uma lista, com os materiais oferecidos e a respetiva quantidade, e uma cópia num envelope, colado no exterior da embalagem. A cópia deverá ser enviada para o endereço eletrónico: rotaryiccportugal@gmail.com.
De forma financiar o contentor, enviado para Nacala, é necessário que cada clube contribua com cerca de 30 euros. Caso a quantia arrecadada ultrapasse os custos, a diferença será convertida em bens essenciais ou enviados para o Rotary Club de Maputo.
Para contribuições monetárias, por favor, enviar para a Governadoria do Distrito 1960: “Associação Dar de Si sem Pensar em Si” – IBAN PT50 0018 0003 5227 8280 02025 – ou para a Governadoria do Distrito 1970 – IBAN PT50 0010 0000 4733 7350 00147. O documento bancário deve conter CIP-Moçambique e deverá ser enviado uma cópia da transferência para o endereço eletrónico: rotary.icc.portugal@gmail.com.