Por Cecília Sequeira
As atividades e iniciativas das Comissões Interpaíses (CIPs) não competem com nenhum programa existente de Rotary. As CIPs proporcionam um significativo apoio a todos os programas.
A missão de uma Comissão Interpaís é a de conectar pessoas, facilitando a criação, desenvolvimento e progresso de uma rede internacional sustentável de relações e atividades bilaterais, para recolher todas as oportunidades de servir, num esforço coordenado com o objetivo final de manter a paz e melhorar a compreensão mundial.
As Comissões Interpaíses fazem parte do Rotary desde 1950. Nessa data, um grupo de Rotários alemães e franceses, originários de nações muito afetadas pela guerra, reuniram-se em Estrasburgo e criaram o primeiro comité com um único objetivo: a reconciliação entre os seus países.
Desde então, as CIPs têm ajudado os Rotários a criarem um clima de amizade entre clubes e distritos de diferentes culturas. Representam uma acrescida estratégia para alcançar os objetivos de Rotary. Uma estratégia que olha para a frente preparando o caminho para relações mais fortes, positivas, efetivas, entre culturas diferentes, atraindo diversidades, superando barreiras e servindo como embaixadores para a paz.
Fazer parte de uma CIP é:
- Aprender mais sobre os outros países;
- Ajudar a encontrar clubes parceiros noutros países;
- Promover, através de iniciativas de relações públicas, novos grupos de companheirismo e possivelmente novas amizades;
- Ajudar a encontrar parceiros para projetos de clubes;
- Partilhar os melhores exemplos de colaboração bilateral bem-sucedidos;
- Envolver as novas gerações nas atividades das CIPs;
- Apresentar exemplos de formas inovadoras para melhorar a paz e a Compreensão;
- Apoiar todas as áreas estratégicas de Rotary International.
As CIPs são estruturas Rotárias que promovem contactos entre Distritos e clubes de dois ou mais países; desenvolvem o companheirismo e a compreensão intercultural entre os povos,.
Em Portugal, nos Distritos 1960 e 1970 estão ativas a: CIP Portugal-Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste; CIP Portugal-Brasil; CIP Portugal-Espanha; CIP Portugal-França e a CIP Portugal-Marrocos.
Encontra-se em formação a CIP Portugal-Turquia e em reativação a CIP Portugal-Itália. E como o Rotary é feito de desafios estão em desenvolvimento a CIP Portugal-Belux (Bélgica e Luxemburgo), CIP Portugal-Egito, CIP Portugal-Israel e a CIP Portugal-RIBI.
O que temos de fazer, mais e melhor, mesmo em ano de pandemia:
- Incrementar a consciencialização da internacionalidade do Rotary;
- Fomentar o interesse em estabelecer relações internacionais;
- Alargar a atividade dos clubes para além da sua comunidade direta;
- Passar a participar e a beneficiar de relações, contactos e ações/projetos internacionais.
Convenção do Rotary International
Todos os anos é organizado um fórum pela paz como um evento pré-convenção. O evento pré-convenção deste ano, em Taipei, terá como tema “Comissões Inter-Países: Abrindo Oportunidades para a Paz”. É o primeiro evento das CIPs com tal destaque. Dependendo da evolução da situação da pandemia da covid-19, o evento será realizado em Taipei ou online. Quer ser um palestrante ou sugerir um palestrante para este tão importante evento? Por favor contacte para: rotary.icc.portugal@gmail.com.