Aconteceu no passado dia 24 de Novembro a já tradicional “Gala” de PORTUGAL ROTÁRIO que em cada ano, e além do mais, presta reconhecimento ao “Delegado do Ano”, ou seja aquele que melhor assumiu a função de Delegado de Clube à Revista Regional Oficial do Rotary, a PORTUGAL ROTÁRIO. Nesta edição, porém, a Direcção da Associação Portugal Rotário (APR) decidira que, além disso, se prestasse homenagem ao Editor da Revista, o PGD Artur Lopes Cardoso, no desempenho de tais funções desde há mais duma trintena de anos.
Com a participação de cerca de 80 Rotários e convidados representando muitos Rotary Clubes de ambos os Distritos, a Festa decorreu nas excelentes instalações das Caves “Aliança”, em Sangalhos, área de Oliveira do Bairro, e começou com visita guiada ao espantoso “Aliança Underground Museum” com as suas belíssimas Colecções, as quais foram percorridas e admiradas com absoluto êxtase.
Seguiu-se a reunião rotária festiva de jantar, cuja presidência foi assumida pelo Presidente da Direcção da APR, o PGD José Carlos Estorninho, ladeado pelo Presidente da Assembleia Geral, PGD António Gonçalves Afonso, e pelo Editor da Revista, o PGD Artur Lopes Cardoso, tendo ocupado ainda lugares na Mesa de Honra o PGD Henrique Gomes de Almeida (que representava o Governador do Distrito 1960, Compº. Afonso Malho), a Presidente do Rotary Club de Oliveira do Bairro, Compª. Leontina Novo, clube anfitrião, a “Delegada do Ano”, Compª. Maria Teresa Portal, membro do Rotary Club de Caldas das Taipas, e as Srªs. D. “Beta” Estorninho, D. Márcia de Almeida e D. “Miita” Lopes Cardoso.
Após a Saudação das Bandeiras e o momento do Protocolo, houve lugar à Apresentação Rotária, que foi feita por Clubes. E seguiu-se o jantar.
Foi, depois, proclamada a “Delegada do Ano”, cumprindo ao Editor, de quem, como seria mister, partira a proposta que veio a ser sufragada pela Direcção da APR, apresentar como tal a Compª. Maria Teresa Portal, sublinhando e enaltecendo o seu desempenho, assim como a missão que ao Delegado cabe assumir. Justamente aplaudida,
A REUNIÃO FESTIVA DE “PORTUGAL ROTÁRIO” à Compª. Maria Teresa foi entregue o respectivo Diploma, após o que ela mesma proferiu algumas palavras de agradecimento.
Falou em seguida o PGD Henrique Gomes de Almeida para se referir, com palavras elogiosas de amizade, ao Editor da Revista, o PGD Artur Lopes Cardoso, no que foi secundado pelo Presidente da Assembleia Geral da APR, PGD Gonçalves Afonso, e pelo Presidente da Direcção, PGD Estorninho. Fizeram-lhe entrega duma artística peça de cerâmica e de um “Diploma de Reconhecimento”, actos que também foram ruidosamente aplaudidos.
O Editor teve, então, ensejo de proferir ajustadas palavras de gratidão pela distinção de que se vira alvo e evocou alguns dos Rotários que estiveram na génese do lançamento da Revista, dos quais destacou as figuras de Cruz Filipe, Moitinho de Almeida, Augusto de Castro, Mário Mendes, Nuno Argel de Melo e Octávio Lixa Filgueiras, e fez notar que se tinham cumprido 75 anos que, pela primeira vez, se publicara a Revista “Portugal Rotário”.
D. “Beta” Estorninho ofereceu a “Miita” Lopes Cardoso um lindo ramo de flores.
A “Gala” foi ainda valorizada com alguns momentos de Arte: a actuação de um óptimo Quarteto de Saxofones do ISMAI, a todos os títulos brilhante, declamação de textos de Poesia pela Compª. Rosa do Céu Amorim, actual Presidente do Rotary Club de Aveiro, e interpretação de Fados pela Compª. Maria Emília, do Rotary Club de Vale de Cambra. Foi encerrada a reunião pelo Presidente que agradeceu a todos a presença e, designadamente, a quantos tinham concorrido para a sua realização.
Sem comentários! Seja o primeiro.