Os Museus.
Quando alguém pensa em Toronto, usualmente pensa em hoquei no gelo e, mais recentemente, também em delícias da culinária. No entanto, a cidade tem também museus de fama mundial. Se dispuser de tempo para ao menos visitar um, quando estiver na cidade na altura da Convenção do Rotary International de 2018, de 23 a 27 de Junho, deve ir ou ao Museu “Royal Ontário” (ROM) ou à “Galeria de Arte” de Ontário (AGO).
O “ROM” é um museu de arte, cultura e natureza de todas as partes do mundo e de todas as épocas. As suas colecções compreendem cerca de 6 milhões de espécimes, objectos e artefactos. Há dez anos, um acrescento ao museu aumentou-o com cinco estruturas prismáticas com o formato de um cristal.
Lá próximo está a colecção “AGO”, que inclui exemplares de mais de 90.000 trabalhos artísticos. Tem uma valiosa colecção de Arte Canadiana, obras da Renascença e do estilo Barroco, e ainda obras de arte Europeias, Africanas, da Oceania e contemporâneas. A colecção de 40.000 fotografias é enorme, a maior colecção pública, como também o é a de obras do famoso escultor britânico que foi Henry Moore.
Do lado oposto da rua do “ROM” encontrará o Museu Nacional de Cerâmica do Canadá, o “Gardiner”, que oferece exemplares de especial referência. Um outro destino muito popular é o Museu “Bata Shoe”, que exibe milhares de sapatos e de artefactos com eles relacionados, tudo representando 4.500 anos de sapataria.
Randi Druzin
Faça a sua inscrição na Convenção do Rotary de 2018, que terá lugar em Toronto (Canadá), através de riconvention.org.
Sem comentários! Seja o primeiro.