O que é o Rotary? A despeito de haver muita gente que já ouviu falar do Rotary, são poucos os que actualmente entendem o que fazem os Rotary Clubes. Com efeito, 35 % do público em geral não está ao corrente de qualquer dos programas do Rotary, incluindo o clube da localidade que lhe diz respeito. É por isso que o Rotary criou uma nova campanha global a que deu o nome de “Pessoas de Acção”. Os cartazes referentes a ela estão disponíveis para “download” em <Rotary. org / brandcenter>, e aí o leitor pode também encontrar indicações sobre como utilizar e localizar cada elemento, tornando mais fácil para os Clubes de qualquer parte do mundo contar as suas histórias de maneira consistente e efectiva.
Tem aqui tudo quanto precisa de saber:
Quem é procuramos atingir? Esta campanha destina-se às pessoas que nada sabem sobre o Rotary ou porquê o Rotary tem relevância para elas. Esperamos que a campanha irá sensibilizar membros potenciais que estejam dispostos a fazer a diferença nas suas comunidades, aqueles que estão interessados nas causas do Rotary, e pessoas que estejam interessadas em relacionar-se com outros das suas comunidades.
Porque é que o nome da campanha é “Pessoas de Acção”? Os Rotários partilham duma única paixão, qual seja a de agirem para melhorarem as condições de vida das suas respectivas comunidades e do mundo em geral. Onde os outros só vêem problemas, nós vemos soluções. Esta é a nossa oportunidade de mostrar aos outros como os Rotários vêem o que é possível fazer em benefício das suas comunidades e colocar em evidência o que podemos obter quando mais líderes comunitários se juntam ao Rotary.
De que materiais podemos dispor? Em <Rotary.org/brandcenter>, poderá encontrar videos, gráficos para as redes sociais e meios de divulgação para imprimir e digitais. Também aí se encontram ao dispor instruções de utilização que ajudarão Distritos e Clubes a localizar os materiais.
Que projectos pessoais constam da campanha? Os primeiros anúncios da campanha mostram Rotários de verdade no Colorado (EUA) e no Brasil, e as narrativas aí constantes foram inspiradas em projectos da actualidade. Mais histórias de Rotários virão a ser ainda incluídas aí.
Os Clubes ou os Distritos poderão alterar os materiais da campanha com imagens dos seus próprios projectos? Sim. Em <Rotary.org/brandcenter> poderá encontrar instruções próprias que ajudarão Distritos e Clubes a enriquecer a campanha com fotografias das suas respectivas comunidades.
Tem lá instruções sobre como tirar fotos para os anúncios? Sim. O <Rotary.org/brandcenter> dispõe duma série de instruções e dá informação sobre como se devem tirar fotos que mostrem a ligação com o tema e com a comunidade.
De que modos poderemos inserir localmente a campanha? Pode encontrar dicas para a melhor introdução da campanha no <Rotary.org/brandcenter>. Existem ainda outros modos de utilização dos seus materiais – imagine a colocação de gráficos da campanha nos “sites” quer do Clube, quer do Distrito, ou a sua divulgação pelas redes sociais, ou a apresentação deles em certos eventos.
Que espécie de apoios haverá para os membros do Clube que não saibam como adquirir anúncios ou como assegurar espaço oferecido? O R.I. oferece instruções sobre como desenvolver planos na comunicação social, sobre como adquirir anúncios e também como aproveitar espaço oferecido, como pode ver em <Rotary.org/ brandcenter>. Além disso, a equipa de marketing e comunicações do R.I. organizará uma série de acções de formação através da internet para ajudar os líderes de Clube e do Distrito a planear intervenções na comunicação social.
De que maneira irá a campanha lidar com os esquemas já existentes no Rotary quanto a materiais de divulgação como os “Join Leaders,” “Share Ideas” e “Take Action”? A campanha “Pessoas de Acção” vem revitalizar a marca Rotary salientando o que acontece quando os líderes da comunidade se juntam ao Rotary na acção, partilham as suas ideias, trocam opiniões sobre as melhores soluções e, depois, agem mesmo para tornar tudo isso em realidade.
Quem devo contactar para fazer perguntas sobre esta campanha? Coloque todas as suas dúvidas relacionadas com a campanha “Pessoas de Acção” através de pr@rotary.org.
“Pessoas de Acção”
O Rotary tem agora uma nova e global campanha para a sua própria difusão destinada a fortalecer a nossa imagem pública, e precisamos da sua colaboração para a colocar no terreno. Veja o que é preciso fazer:
1 Aceda a <Rotary.org/brandcenter> e faça “download” dos materiais da campanha “Pessoas de Acção” – encontrará aí instruções várias sobre a campanha, videos, gráficos para as redes sociais, anúncios impressos, logótipos e muito mais.
2 Partilhe tudo isso com os outros elementos do seu Clube – especialmente com os que sejam profissionais da publicidade que poderão certamente ajudar a colocar os cartazes nos locais melhores.
3 Colabore com o Coordenador Distrital da Imagem Pública para melhor orientação do seu desempenho.
4 Use as redes sociais para divulgar os videos e os gráficos da campanha.
5 Envie por “e-mail” para a equipa de marketing do Rotary relatos de iniciativas bem sucedidas ou perguntas usando pr@rotary.org.
Influencie a sua comunidade em qualquer língua colocando em local de evidência qualquer dos gráficos das redes sociais adido de informação sobre o que é que o seu Rotary Clube está a promover a nível local. No “Facebook”, você pode obter “posters” em código ZIP por menos de 100 dólares e assim aumentar substancialmente o número de pessoas a sensibilizar.
Sem comentários! Seja o primeiro.