Os rotários brasileiros ficaram em primeiro lugar na lista de Países que registaram no site www.endpolio.org, ações realizadas por clubes na celebração do Dia Mundial de Combate à Pólio, comemorada no dia 24 de outubro. “O Brasil tem uma força muito grande em ações neste sentido, pois, o rotário brasileiro está muito envolvido”, elogiou o Diretor do Rotary International no Brasil, o empresário José Ubiracy Silva, membro do Rotary Club do Recife, no Distrito 4500 do Rotary International, ao receber a relação dos 20 países com mais registos, somando 335 ações brasileiras, diante do segundo colocado que foi o EUA com 204, seguido da Nigéria com 77 iniciativas registadas.
De acordo com o Coordenador do Rotary no Brasil sobre a Pólio, o advogado Marcelo Demétrius Kaick, membro do Rotary Club de Santos-Praia, no Distrito 4420 do Rotary International, a região sudeste do Brasil foi a que mais registou atividades com 54,3% das ações realizadas, seguida pela região sul com 32%. “Tenho certeza que os números são maiores que estes, pois, só são válidas as iniciativas que foram registadas no site”, comentou o coordenador que tem conhecimento de inúmeras ações que, porém, por alguma razão não foram registadas no site. “Todos os anos o rotário brasileiro tem-se familiarizado com as ferramentas eletrónicas em diversas ações desenvolvidas pelo Rotary International”, comentou ao felicitar os brasileiros pelas ações realizadas.
Dentre as iniciativas realizadas estão atividades das mais diversas como: caminhadas, corridas, passeios ciclísticos ou ecológicos, passeatas, carreatas, jogos desportivos ou pedagógicos, campanhas de orientações, entrevistas nos media, debates, divulgações diversas, palestras, panfletos, espectáculos e diversas outras ações. “A criatividade é o ponto forte do rotário brasileiro e em atividades neste sentido, principalmente relacionado com a campanha contra a paralisia infantil”, ressaltou José Ubiracy Silva que reforça o poder da rede de relacionamento entre os rotários brasileiros que sempre que se juntam, se destacam no âmbito mundial. “Não é a primeira vez que o Brasil mostra a sua força neste sentido”, ressaltou o Diretor do Rotary International.
GOVERNO FEDERAL – A articulação rotária não se baseia apenas nas ações do clube. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, recebeu em Brasília um grupo de dirigentes rotários formados por: Luiz Gustavo Kuster Prado (Coordenador Regional do Rotary), Marcelo Haick (Coordenador do Rotary sobre a Pólio), Mauro Carvalho Duarte Júnior (Governador Eleito do Distrito 4530 do RI), e o Governador do D4530, Gestão 1994-95, Flávio Mendloviz, estiveram reunidos para o desenvolvimento de um plano de ação conjunto para aprimorar a cobertura vacinal em algumas áreas do País. “Desde 1986 o Rotary está envolvido nesta campanha contra a paralisia infantil no Brasil”, lembrou Marcelo Haick que pretende intensificar o envolvimento dos rotários nas atividades da vacinação nas comunidades.
Sem comentários! Seja o primeiro.