O relacionamento do Rotary com as Nações Unidas (ONU) remonta a 1945, quando cerca de 49 membros rotários atuaram como delegados, assessores e consultores na Conferência da Carta das Nações Unidas. Hoje, o Rotary tem o maior status consultivo possível com as Nações Unidas como uma organização não-governamental.
O Rotary e as Nações Unidas têm uma longa história de trabalho em conjunto e partilham visões semelhantes para um mundo mais pacífico.
Em 1945, cerca de 50 dos 800 delegados que representavam os seus governos na Conferência de São Francisco para redigir a Carta da ONU também eram membros do Rotary. O papel dos Rotary Clubs na promoção da compreensão entre as nações, ao proporcionar uma plataforma para o diálogo e ao criar mudanças positivas em comunidades por todo o mundo, forneceu um valioso apoio às Nações Unidas, que tinham sido recentemente criadas.
Desde então, o Rotary e a ONU criaram uma parceria forte e produtiva. Em 1985, o Rotary lançou o seu programa Pólio Plus, a primeira iniciativa para combater a erradicação global da pólio através da vacinação em massa de crianças. A Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, formada em 1988, é uma parceria público-privada que inclui a Organização Mundial da Saúde e a UNICEF, juntamente com outras agências chave.
Hoje, há apenas dois países que nunca pararam a transmissão do poliovírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. Menos de 370 casos de pólio foram confirmados em todo o mundo em 2014, o que representa uma redução de mais de 99,9% desde a década de 1980, quando o mundo via cerca de 1.000 casos por dia.
O Rotary detém o maior status consultivo não-governamental junto ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas, que supervisiona muitas das agências especializadas da ONU. O Rotary mantém ainda vínculos com as Nações Unidas e outras organizações através de sua rede de 31 representantes em 15 capitais do mundo. Representantes rotários, incluindo dois representantes de jovens, servem como embaixadores não-oficiais, e reúnem-se com colegas para partilhar informações e oportunidades de colaboração.
A rede representativa do Rotary está presente nos escritórios das Nações Unidas em Nova Iorque, Genebra e Viena e nas Comissões Económicas para África, Ásia, Ásia Ocidental, Europa e América Latina. O Rotary também tem representantes na UNESCO, UN-HABITAT, Programa Ambiental da ONU, Organização Mundial de Alimentos e Agricultura, Programa Mundial de Alimentos, UNICEF, Organização Mundial de Saúde e Banco Mundial.
O Dia do Rotary nas Nações Unidas é um evento anual organizado pelos Representantes do Rotary na ONU em Nova York para celebrar os nossos esforços conjuntos e inspirar mais colaboração para um mundo sustentável.
Sem comentários! Seja o primeiro.