Conforme já tivemos oportunidade de, embora sucintamente, referir na anterior edição, o Rotary Club de Senhora da Hora recebeu, na sua reunião do passado dia 12 de Agosto, o Compº. Mysore Ravikumar, membro do Rotary Club de Bangalore-Koramangala – D. 3190 (Índia).
A região de Bangalore, nas suas zonas mais pobres e carenciadas, é uma das mais afectadas áreas do mundo no que se refere a problemas relacionados com a visão. Com origem em vários clubes do Distrito 1970, bem como dos próprios fundos distritais (FDUC), já recebeu ajudas significativas nos últimos 12 anos, assim se tendo conseguido que vários milhares de crianças, homens e mulheres pudessem usufruir duma vida diferente evitando a cegueira e, em alguns casos, até a morte.
Por isso, o Compº. Ravikumar, mandatado pelo Governador do D. 3190, H. R. Ananth e em representação dos 5.500 Rotários que compõem esse Distrito e dos 15.000 cidadãos indianos pobres que beneficiaram dos 10 projectos no valor de mais de 400.000,00 dólares, na sua maioria tendo o Rotary Club de Senhora da Hora como parceiro internacional principal, decidiu viajar até nós para, de viva voz, agradecer todo o apoio recebido ao longo dos últimos doze anos.
Foram enviados convites para aquela reunião de 12 de Agosto, dirigidos a todos os clubes do Distrito 1970 bem como a todas as Comissões Distritais, especialmente a todos os Companheiros (as) e clubes que, duma forma ou doutra, estiveram e estão ligados aos vários projectos já levados a cabo.
A reunião contou com vários assistentes, representando vários clubes, bem como com a presença dos PDG´s Madureira Pires, Waldemar Sá, Rui Amandi, Diamantino Gomes, Álvaro Gomes, Henrique Maria Alves e Teresinha Fraga. O Governador do Distrito 1970 – Ernesto Rodrigues – fez-se representar pela sua assistente.
O evento teve a preciosa colaboração duma intérprete – Alexandra Amaral – que facilitou a comunicação entre o visitante e todos os presentes, tanto nas apresentações como no período de perguntas e respostas.
O Compº. Jorge Amaral fez uma apresentação das necessidades que, desde a Presidência de Frank Devlin, o Movimento Rotário tenta combater no que respeita à Cegueira Evitável, e aproveitou para agradecer a presença do Compº. Ravikumar, do mesmo passo que elogiou os esforços do D. 3190 pela erradicação da catarata na região pobre de Bangalore.
Ravikumar, por sua vez, fez uma apresentação das necessidades do D. 3190 no âmbito do combate à cegueira bem como do projecto, com um conceito de ajuda mais abrangente, que aguarda aprovação pela The Rotary Foundation, homenageando de seguida, com importante simbolismo indiano e na pessoa do Compº. Jorge Amaral, todos os clubes, companheiros, governadores e o Distrito 1970, pelo enorme empenho e apoio fundamental a tantos milhares de crianças, mulheres e homens para que, embora pobres, possam ter uma vida mais digna.
Todos sabemos que “a falta de visão e a pobreza é uma combinação terrível e uma tempestade perfeita de infortúnio”…
Texto por: Teresinha Fraga
Sem comentários! Seja o primeiro.