Por Rotary Club de Lisboa
Em 24 de outubro, em que se comemora o DIA MUNDIAL DO COMBATE À PÓLIO, o Rotary Clube de Lisboa, o primeiro clube de Rotary International a ser fundado em Portugal, em 1926, realizou a 6ª edição da GALA PÓLIO, no Palacete dos condes de Sucena, do Hotel Tivoli Avenida da Liberdade, para dar visibilidade ao trabalho de Rotary que, há mais de 30 anos, tem sido determinante na erradicação desta doença.
Os mais de 120 rotários, personalidades da saúde, desporto, sociedade civil e artistas, foram recebidos à entrada do Salão pelo som da canção IMAGINE, interpretada por elementos da Orquestra Ligeira de Ponte de Sor, que, mais uma vez, se associaram a um evento do Rotary Clube de Lisboa e a todos deliciaram com a interpretação de diversos temas ao longo da noite.
Destaque à intervenção do Dr. Humberto Santos, Presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, que apresentou o caso na primeira pessoa, testemunhando a sua experiência de vida sendo portador do vírus da pólio. A mensagem retida é que para além da prevenção da poliomielite, através das vacinas e da melhoria do saneamento básico em regiões onde este ainda é um problema e uma fonte de doenças, as questões relativas às pessoas com deficiência por poliomielite devem ser analisadas e discutidas de forma a verificar a necessidade de implementar políticas de inclusão para concretizar a integração destes cidadãos de forma plena na sociedade.
De registar a presença do Dr. José Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, da Dra. Ana Sofia Casal, Responsável pelo Programa Pólio da Direção Geral de Saúde e de diversos autarcas de Lisboa e de Loures. Com a presença de 30 clubes de Rotary, Rotaract e Interact, do Governador, de 7 Past-Governadores, Governadores Eleito e Indicado, Representante Distrital de Rotaract e Eleito de Interact, 6 Presidentes de Rotary Clubs e diversos visitantes e familiares, procedeu-se à entrega de diplomas e emblemas PÓLIO PLUS SOCIETY e ainda de reconhecimentos PAUL HARRIS FELLOW e PAUL HARRIS SOCIETY. A adesão de tantos clubes demonstra que os Rotários do Distrito 1960 estão a aderir a atividades conjuntas, juntando esforços e aumentando a visibilidade das suas atividades.
Neste que foi um dos maiores eventos realizados no Distrito,nos últimos dois anos, importa realçar a significativa presença de entidades oficiais, essencial para divulgar o empenho dos Rotários no programa END POLIO NOW e a promoção das ações e causas de Rotary.